5 álbuns de mulheres de Cabo Verde para ouvir durante a quarentena

Conheces a música das mulheres de Cabo Verde? O arquipélago de Cabo Verde, constituído por 10 pequenas ilhas, apresenta uma forte diversidade cultural, em que a música se revela num instrumento enriquecedor para a cultura do país. Desde a morna, passando pelo batuque e chegando ao funaná apresento-vos um “tesouro” musical, expresso maioritariamente em crioulo.

Afinal, aqui tem:

Miss perfumado (1992) é dos álbuns mais conhecidos da Rainha da Morna, Cesária Évora. A artista cabo-verdiana conhecida como a Diva dos pés descalços ficará para sempre na nossa memória, através de um dos temas mais emblemáticas da história da música de Cabo Verde, “sodade”. Enfim, confira:

Eclipse (2009) é um álbum da autoria de Lura, artista com ascendência cabo-verdiana, nascida em Portugal. Conhecida por ter uma voz poderosíssima, a artista compõe em crioulo. Além disso, já colaborou com artistas como Cesária Évora, Tito Paris, Bonga e Juka. 

Ora doci, Ora Margos (2014) foi o álbum lançado por Elida Almeida aos 21 anos. As músicas da artista têm forte influência em estilos musicais como o batuque e funaná. A saber, são ritmos típicos da ilha de Santiago, ilha onde nasceu a artista. 

Fitxadu (2017) 4º álbum de Sara Tavares, artista de ascendência cabo-verdiana também nascida em Portugal. Inclusive, este álbum foi nomeado, em 2018, para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. 

Manga (2019) é o último lançamento da cantora Mayra Andrade, a artista cabo-verdiana mais internacional do momento. Conhecida como a “princesa do atlântico”, Mayra faz parte de um leque de artistas conhecidos da word music.  Aliás, já colaborou em duetos com artistas como Cesária Évora, Chico Buarque e Lenine. 

Ademais, leia mais:

AlmaKriola | A moda africana aparece pela cidade invicta
Marcelo Monteiro | “Cosmogonia resgata e desperta a consciência do povo negro”
Ana Catão do Cosmogonia Africana| “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Anúncios
Show More

1 Comment

Escreve o que achou!

Instagram
%d blogueiros gostam disto: