Aprenda uma receita de hambúrguer de grão de bico | Medicina da Cozinha

Hambúrguer a base de grão de bico! Delicioso e fácil de fazer! Vamos aos ingredientes! Normalmente, faço tudo no olhômetro, mas, vamos lá:  Grão de bico, cebola, cenoura ralada, pimentão amarelo em cubos, sal e pimenta a gosto, azeite, farinha.

Porém, para quem gosta de mais precisão:

1 xícara de grão-de-bico
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
½ cenoura ralada
½ pimentão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/4 de xícara de farinha de trigo

Como toda boa receita com grão de bico, planejamento se faz essencial, pois ele deve ser hidratado por no mínimo oito horas. Normalmente, eu deixo uma média de 12 horas, podendo também ser deixado por 24 horas. Lembrando que quanto mais tempo deixar ele hidratando, mais recomendado fazer a troca da água nesse processo! Assim, o grão de bico fica mais graúdo, facilita o cozimento e harmoniza sua textura! Depois de hidratado, escoa a água, coloque o grão de bico no liquidificador junto à cebola, alho e temperos e bata tudo. Essa é base para o seu hambúrguer! Agora, começa o processo criativo de cada um! Aqui, para acrescentar mais sabor, também coloquei cenoura ralada e pimentão amarelo em cubinhos! O legal do burguer assim é que você pode acrescentar o que quiser, conforme for sentindo!

A mistura no liquidificador começa a formar um creme. Essa mistura não precisa ficar assim tão homogênea, para também ficar pedaços do grão de bico no seu hambúrguer, dando mais textura a ele. Então, em seguida, vá acrescentando à mistura farinha e azeite e (ou algum tipo de óleo). Esse momento serve para a massa ficar mais consistente para você formar o formato que queira!

Dica especial da tia Lu:

Quando for assar o hambúrguer no forno, tente já fazer o formato dos hambúrgueres com a mesma espessura! Isso ajuda para que todos fiquem no ponto ao mesmo tempo! No forno, ficam de 15 a 20 minutos, sempre com a ajuda do olhômetro, e é
interessante dar aquela viradinha no hambúrguer durante seu descanso no forno para assar mais uniforme! Ah, e você também pode fritá-los! Bom proveito!

@_luggg

Ademais, leia mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo | Medicina da Cozinha
Receita de pasta de pimentão vermelho | Medicina da Cozinha
Aprenda a fazer um Carreteiro Vegetariano | Medicina da Cozinha
Anúncios
Show More

1 Comment

Escreve o que achou!

Instagram
%d blogueiros gostam disto: