Cinema
Culpado por Suspeita | Ceder ou resistir?
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3 anos atrásem
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Luciano Bugarin“Culpado por suspeita” é um filme que apresenta uma época que Hollywood não tem muitos motivos para se orgulhar. Ao passo que, durante as décadas de 1940 e 1950, imperava nos Estados Unidos a paranoia contra o comunismo. Nesse ínterim, o maior símbolo desta obstinação foi o Comitê de Atividades Não Americanas. Os perseguidos tinham um dilema a enfrentar: ceder ou resistir?
Assim, diversos profissionais eram boicotados e impedidos de trabalhar na indústria cinematográfica se não “dessem nomes”. Por fim, o FBI promoveu uma verdadeira caça às bruxas. Ele tinha apenas o propósito de forçar as pessoas a delatarem seus colegas e conhecidos. Em suma, não importava a liberdade de expressão ou o direito de ir e vir. Se a pessoa teve contato com qualquer material ou evento de esquerda, ela era uma ameaça ao “estilo de vida americano”
Ceder ou resistir?
Robert de Niro vive David Merril, diretor de cinema, cujo personagem é inspirado no diretor e ator John Berry, que na vida real foi delatado e boicotado por Hollywood. Logo, David muda de diretor prestigiado e requisitado para uma pessoa suspeita, indesejada e ameaça ao país. Eventualmente, ele foi delatado por algum colega por supostamente ser simpático ao comunismo.
Ele pode livrar sua cara, se fizer o mesmo que fizeram com ele: denunciar outros nomes de outras pessoas da indústria. Ele se vê diante de um impasse: Ele irá cede e colaborar com uma perseguição abusiva e antiética. E assim condenar seus amigos a passar pelo que está passando? Ele irá resistir e poupar seus amigos desta injustiça? Porém pagar o preço ao ser boicotado e seguido o tempo todo.
Cortina de fumaça
Os Estados Unidos sempre se gabaram por ser a “terra da liberdade”. Apesar disso, promoviam no momento uma verdadeira onda de censuras e perseguições políticas e retiradas de direitos civis em prol de uma bandeira que visava defender o american way of life a todo custo. Nesse sentido, um exemplo é citado no filme: a execução do casal Rosemberg, acusados de espionagem, cuja atividade de Julius foi pouco significativa para a guerra fria.
O FBI, principal responsável pelas investigações nesse período, era então um órgão federal. Seu chefe, o notório John Edgar Hoover, direcionava recursos e tempo da justiça mais para perseguir, censurar e investigar suspeitos de conexão com o comunismo, do que para combater de fato criminosos reais. Além disso, entre seus investigados esteve John Lennon, Martin Luther King Jr. e Charles Chaplin.
A paranoia do comunismo já serviu como justificativa para perda de direitos por aqui. O Brasil padeceu por mais de 20 anos sob uma ditadura pela invocação de uma paranoia de ameaça invisível da ideologia comunista. Uma mesma cortina de fumaça que o atual governo tenta utilizar, bipolarizando o país.
Falsamente acusado
Apesar do poder do tema e da história, o filme perde um pouco de seu impacto em seu roteiro. Todavia, o filme prefere apresentar personagens fictícios baseados em pessoas reais (com exceção do produtor Darryl F. Zanuck).
No roteiro original feito com o roteirista e diretor Abraham Polonsky (que foi colocado na lista negra na época) o personagem de Robert de Niro seria um comunista convicto. Contudo, o diretor Irwin Wenkler mudou isto para um diretor que é falsamente acusado. O filme é bem feito. Porém, isto tirou um pouco do impacto e profundidade que o mesmo poderia ter apresentado. Especialmente no dilema do personagem: Ceder ou resistir?
Desdobramentos e curiosidades
O ator Sam Wanamaker, que esteve na lista negra, participa do filme interpretando o advogado Felix Graff. Martin Scorsese faz uma ponta interpretando um diretor perseguido por ser comunista e que se exila na Inglaterra. Seu personagem é baseado na vida real do diretor Joseph Losey, que também esteve na lista negra.
Ironicamente, Robert de Niro e Martin Scorsese foram encarregados de entregar um oscar honorário ao diretor Elia Kazan em 1999. Kazan foi um dos profissionais de Hollywood que contribuiu com o FBI, delatando colegas que tiveram suas carreiras destruídas.
Onde assistir
Apesar de não ter a mesma potência de um filme como “Trumbo”, “Culpado por suspeita” é um bom filme para se iniciar no temas do Macarthismo e da guerra fria.
O filme pode ser visto com exclusividade no serviço de streaming Petra Belas Artes à La Carte.
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O Carteiro das Montanhas e o ciclo verde da vida
Tigertail e o choro contido | Crônica
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo
Por fim, assista ao curta-metragem “Na Beira”:
Professor de artes e cineasta independente. Sou cinéfilo, fã de Simpsons, entusiasta de artes que fogem do óbvio e músicas barulhentas.
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Cinema
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De 06 a 19 de maio, evento recebe inscrições de filmes para compor a sua programação.
Publicado
2 horas atrásem
25 de abril de 2024Por
Livia BrazilA dança unida ao documentário pode trazer diferentes reflexões sobre as produções de dança no país. Pode ser também um material educacional, ampliador de conhecimentos, performativo e gerador de novos desejos em relação a como se cria e se fala sobre a dança atualmente. Estes são os pontos de partida para a realização da mostra Move Concreto! Dança e documentário, que vai contar com documentários de dança, videodanças como registro histórico, documentários em que a dança é a protagonista das ideias e discussões.
A convocatória para composição da mostra vai receber inscrições de 06 a 19 de maio para seleção de 05 filmes – longas, médias ou curta metragens. As inscrições devem ser feitas através de formulário disponível no perfil do instagram @gcontemporaneodedancalivre.
Sobre o festival
Realizado pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre através do patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem – Edital Movimenta Multilinguagens, o evento acontecerá de forma presencial e online em agosto de 2024. “A mostra Move Concreto! Dança e documentário se baseia na compreensão da videodança como um campo híbrido que busca a exploração do corpo em relação aos dispositivos técnicos, o espaço, o tempo e o movimento. Nessa perspectiva, busca-se por trabalhos que não sejam mera transposição da dança do palco para as telas, mas que a construção seja dentro das especificidades e possibilidades do campo, como nas relações entre corpo/câmera/edição”, explica, assim, Duna Dias, curadora da Mostra ao lado de Leonardo Augusto.
Poderão se inscrever, portanto, realizadores de todo o Brasil com idade acima de 18 anos. Cada proponente poderá apresentar até 2 filmes, sem limite de ano de realização e de tempo de duração. Os trabalhos devem ter relações com a linguagem documental – dança como documento, entrevistas, videodança documental e suas múltiplas variações dentro da união entre dança e documentário. Cada filme selecionado receberá um cachê para exibição no valor de R$ 800,00. Os filmes escolhidos serão divulgados até o final do mês de junho de 2024.
Serviço
CONVOCATÓRIA MOSTRA MOVE CONCRETO! DANÇA E DOCUMENTÁRIO
Período: 06 a 19 de maio de 2024
Local: através de formulário disponível no perfil do instagram @gcontemporaneodedancalivre
Inscrições gratuitas
A saber, quaisquer dúvidas ou esclarecimentos são através do e-mail: moveconcreto@gmail.com.
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