Tuesday, October 20, 2020

Edital Cultura Presente nas Redes

Afinal, a cultura afro-brasileira é marginalizada? O professor João Raphael, a radialista e podcaster Stephanie Andreas e Thay Cristine, pesquisadora, conversaram com o jornalista Alvaro Tallarico sobre a emergência da cultura e o fortalecimento da cultura antirracista. Os assuntos foram muitos como a territorialização da cultura, a lei 10.639, o afrofuturismo, a reavaliação do papel do negro no Brasil e a influência da ancestralidade.

O portal Vivente Andante foi premiado pelo #CulturaPresenteNasRedes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC). Graças aos assuntos que aborda dentro do caminho de jornalismo cultural que escolheu. Dessa forma, um dos resultados dessa vitória é esse podcast especial focado na cultura negra e afro-brasileira.

O lançamento acontece no dia 15 de setembro de 2020, às 11 horas da manhã, nas plataformas digitais do Vivente Andante. Ou seja, no site, no canal do YouTube, Spotify e afins.

 

Sobre os participantes

Thayara C. S. de Lima é formada em História, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o GEPEAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista\UFRJ e apresenta o “Não Serei Interrompida”, um podcast que discute relações raciais no Brasil, a partir de narrativas femininas e negras. Atua em cursos de formação continuada de professores, principalmente na promoção de educação antirracista e desenvolve pesquisas sobre movimento negro, educação e cultura de luta antirracista.

Stephanie Andreas é graduada em História (UFRJ), mestranda em Comunicação (ECO/ UFRJ) onde desenvolve pesquisas sobre o Rádio no Brasil. Fundadora da “Nwa Podcasts e Audiovisual”, produtora em que atua como podcaster e apresentadora, além de prestar consultorias para produção de podcasts e conteúdos audiovisuais voltados para a população negra e periférica. Atua também como produtora cultural no Centro Cultural Phábrika (@ccphbk), localizado na Fazenda Botafogo, e como militante de diversos movimentos sociais, com foco nos movimentos Negro, Feminista e de Políticas Culturais. Atualmente está como representante do Folclore no Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2018/2020).

João Raphael Ramos dos Santos é cientista social e mestre em Educação pela UFRJ. É também escritor de fantasia e afrofuturismo, cineasta, professor de Ensino Médio na rede privada e criador da Adinkra Produções, produtora voltada para conteúdos afro-diaspóricos. Além disso, é apaixonado pela docência, pela produção de conteúdo, inovação e pesquisa antirracista.

 

Sobre o Vivente Andante

Alvaro Tallarico estudou na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), onde cursou ensino-médio técnico em Publicidade e Propaganda. Posteriormente, formou-se em Jornalismo pela FACHA. Em 2019, entrou na pós-graduação em Jornalismo Cultural da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e, juntamente com alguns de seus colegas, transformou o blog Vivente Andante em um portal cultural.

Assim, um grupo de jornalistas e colaboradores de diversas áreas encontrou uma nova plataforma para divulgar a cultura em todas as suas formas, sem preconceitos, sem amarras, disseminando uma cultura antirracista.

 

Podcast

O podcast especial Vivente Andante #CulturaPresenteNasRedes conta com apresentação e roteiro de Alvaro Tallarico, com a edição de som de Fachal Júnior. Os convidados especiais foram o professor João Raphael, a radialista e podcaster Stephanie Andreas e Thay Cristine, pesquisadora.

Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter

No Facebook: facebook.com/viventeandante

 

Serviço:

LOCAL:  www.viventeandante.com

Canal do YouTube: youtube.com/viventeandante

Spotify: Vivente Andante

 

Para mais informações sobre a SECEC:

http://cultura.rj.gov.br/cultura-presente-nas-redes/

https://www.facebook.com/sececrj

https://www.instagram.com/sececrj/

https://www.youtube.com/sececrj

#EditalCulturaPresenteNasRedes
#CulturaPresenteNasRedes
#CulturaPresente
#SececRj
#GovRj
#QuarentenaCultural
@sececrj

Podcast