O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários anuncia, em sua 25ª edição, a première no continente americano de Wim Wenders, Desperado, de Andreas Frege e Eric Fiedler. A princípio, como filme de encerramento em 4/10. Além disso, haverá a exibição “hours concours” do inédito UTOPIA DISTOPIA, de Jorge Bodanzky.
Comemorando o 75º aniversário de um dos diretores pioneiros do Novo Cinema Alemão e uma das figuras mais importantes do cinema contemporâneo, a première no continente americano de Wim Wenders, Desperado encerra a 25ª edição do festival no dia 04 de outubro, às 20h, logo após a Cerimônia de Premiação, que será transmitida pela plataforma do festival, a partir das 18h.
O filme Wim Wenders, Desperado é dirigido pelo australiano Eric Fiedler (It Must Schwing: The Blue Note Story) e por Andreas Frege – mais conhecido como Campino, vocalista da banda punk alemã Die Toten Hosen. Primeiramente, é uma meditação intimista sobre o trabalho de um visionário que soube refletir o espírito de sua geração. O documentário oferece um olhar muito próximo do processo artístico e das realizações de um cineasta incomparável – um improvisador, cujas cenas são sempre uma viagem ao desconhecido.
Em seguida, apresentando materiais inéditos e encontros exclusivos com Wenders, o filme tem participações especiais de Francis Ford Coppola, Willem Dafoe, Patti Smith, Andie MacDowell, Ry Cooder, Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog, entre outros.
Aliás, veja o trailer (em alemão):
Utopia Distopia
A saber, o novo filme de Jorge Bodanzky, UTOPIA DISTOPIA, com codireção de Bruno Caldas, terá exibição “hours concours” pela plataforma do festival no dia 26/09, sábado, às 11h (com disponibilidade on-line até o limite de 1500 visionamentos na plataforma.).
Enfim, no longa, o diretor recorre às suas memórias afetivas do período em que cursou a Universidade de Brasília. Tudo para nos mostrar um painel da juventude na década de 60, com seus sonhos e expectativas, suas crises e projetos interrompidos.
Também tem Volks
Em comemoração aos 25 anos do festival, na plataforma Itaú Cultural, o É Tudo Verdade exibirá também – do dia 23/09 ao dia 05/10, Volkswagen – Operários na Alemanha e no Brasil, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. O filme traça um paralelo da vida e do trabalho de dois operários da Volkswagen, um no Brasil e outro na Alemanha, que exercem funções Idênticas na montagem do Fusca.
Além disso, também no dia 26/9, a plataforma do É Tudo Verdade transmite, às 16h, uma conversa com o cineasta Jorge Bodanzky e o diretor-fundador do festival, Amir Labaki.
SERVIÇO:
É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários – 25ª Edição
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Dia 04/10, domingo
18h – Cerimônia de Premiação
20h – Filme de encerramento: Wim Wenders, Desperado
Direção: Eric Fiedler, Andreas Frege. 120?. Alemanha, 2020
Idiomas: alemão, inglês. Classificação indicativa: 10 anos
Exibição pela plataforma do festival – www.etudoverdade.com.br
SESSÕES ESPECIAIS
Dia 26/09, sábado – 11h
UTOPIA DISTOPIA
Direção: Jorge Bodanzky. Codireção: Bruno Caldas. 72?. Brasil, 2020
Idioma: português. Classificação indicativa: livre
De 23/09 – 13h a 05/10 – 09h
Volkswagen – Operários na Alemanha e no Brasil
Direção: Jorge Bodanzky e Wolf Gauer. Brasil/ Alemanha, 1974, 28?
Idiomas: português, alemão. Classificação indicativa: livre.
DEBATES É TUDO VERDADE
Dia 26/9 – sábado – 16h
Conversa com o cineasta Jorge Bodanzky
Exibição pela plataforma do festival – www.etudoverdade.com.br