Conecte-se conosco

Cultura

Festival Rezo Rio traz três dias de músicas espiritualistas ao Rio de Janeiro

Publicado

em

Femucic - Festival Rezo Rio - Lelei Junior (foto por Alvaro Tallarico)

O Festival Rezo Rio – 1º Festival de Música de Rezo de Janeiro acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2022. O evento traz à cidade alguns dos maiores nomes da Música de Rezo do Brasil. A princípio, para falar sobre a Música de Rezo é necessário contar onde, quando e quem inicia esse gênero musical no país. Assim, começamos
então a falar sobre Ale de Maria, intelectual, arranjador, compositor, regente e professor de música, formado pela UNESP, guardião e fundador do Movimento Canarinho Branco. Sendo o primeiro Canarinho, Ale de Maria inicia uma jornada a serviço do reconhecimento da Música de Rezo em outubro de 2011, em Santa Catarina, na ilha de Florianópolis, a Ilha da Magia.

O Movimento Canarinho Branco é descrito por Ale de Maria como uma ação cultural mito-poético-musical a favor de todas as manifestações musicais. Isso ocorre através dos diversos gêneros e estilos existentes, reconhecendo a importância de todos e almejando também o respeito a Música de Rezo no Brasil.

Ale de Maria descreve a Música de Rezo como “a música para os altares, uma arte consagrada, uma arte para o sagrado. Música para os altares é uma música de reconexão com o espiritual, onde o primeiro altar, o altar mais importante, é o nosso coração”.

Egrégoras e Harmonia

Compreende-se que música de Rezo não é uma música religiosa, mas em sua característica de estilo alcança a aliança de Egrégoras formadas por religiosidades universais, em seus infinitos arquétipos, e estas convivem harmoniosamente como poesia dentro das canções. Os Rezos são cantados em uma grande diversidade de ritmos e proporcionam aos seus ouvintes um estado elevado de consciência. Nas letras, nós podemos ouvir orações, mantras, benzimentos, aconselhamentos, apoio emocional e espiritual, incentivo à busca pelo autoconhecimento e responsabilidade sobre escolhas e decisões de vida.

Por fim, o intuito do Festival Rezo Rio é fortalecer o movimento da Música de Rezo, já muito conhecida principalmente nas cerimônias de Ayahuasca. Entretanto, a intenção do evento é dar maior abrangência a esse gênero, e, dessa forma, alcançar um público que geralmente não frequenta as Rodas de Cura.

Aliás, na conversa abaixo, saiba mais sobre Ayahuasca:

Programação:

ROSA AMARELA – Rio de Janeiro
Dia 15/04, às 21h30

DOIS SÓIS – Rio Grande do Norte
Dia 16/04, às 20h

MADRE TERRA – São Paulo
Dia 16/04, às 22h

ALE DE MARIA – Santa Cataria
Dia 17/04, às 19h

Serviço:

Datas: 15/04 a 17/04, de sexta a domingo
Horário: sexta, de 13h às 23h; sábado, de 10h à 00h; domingo, de 10h às 21h
Local: Sítio Nascente
Endereço: Estrada do Pedregoso, 1771, Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ
Telefone produção: 21 965851985
Classificação indicativa: Livre
Gênero: Música
Ingressos à venda na plataforma Sympla

Ademais, veja mais:

Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
The Midnight Gospel | Série mostra armadilha existencial da alma
Além disso, confira 6 livros para meditar no Festival de Buda

Cinema

XV Festival de Cinema da Fronteira divulga programação

O evento gratuito acontece de 23 a 27 de abril de 2024 nas cidades de Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS), e Rivera (Uruguai).

Publicado

em

Festival de Cinema da Fronteira

A região da campanha gaúcha prepara-se para receber o 15º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, sua maior edição. Totalmente gratuita, a atração começa no dia 23 de abril, terça-feira, em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), e segue de 24 a 27 de abril na cidade de Bagé (RS), com atividades também na Fronteira da Paz durante a semana. A lista completa está disponível no site festivaldafronteira.com.br e no Instagram do festival.

A programação terá sete longas em competição, sete filmes em sessões especiais e 51 curtas-metragens, além de apresentações musicais, debates, oficinas e um mercado audiovisual. Os homenageados deste ano são a cineasta Lucrecia Martel, nome máximo do cinema argentino, e o santamariense Flávio Bauraqui, prestigiado ator de teatro e cinema. Além de títulos nacionais, a seleção de longas reúne produções do Chile e Argentina, vários deles inéditos.

Em Bagé, os longas da mostra principal passam no Cine7 às 10h, 14h e 16h, enquanto os demais filmes entram em exibição no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Os críticos Jonas Chadarevian e Roger Lerina assinam a curadoria dos longas em competição. O Centro Histórico também será palco das apresentações musicais e homenagens. Já a programação de Livramento traz debates e longas infantis, enquanto a mostra de curtas de animação será em Rivera.

Programação

O evento começa na terça (23), em Sant’Ana do Livramento, às 9h30min, com a abertura do Fórum Audiovisual & Turismo no Auditório da ACIL para autoridades e convidados. No mesmo local, acontecem os encontros Turismo Cinematográfico: O Papel das Film Commissions, às 10h, e Destinos de Cinema: O Audiovisual Promovendo o Turismo, às 11h. Já em Bagé, às 14h30min, haverá a exibição especial do longa “Pureza” (2019), de Renato Barbieri, com Flávio Bauraqui no elenco, em Santa Thereza.

Ainda no mesmo dia, a programação muda-se para Rivera, Uruguai, às 14h30min, com a Mostra Competitiva de Curtas-metragens de Animação na UTEC (Universidad Tecnológica del Uruguay). A segunda parte da mostra de animação passa às 16h. A programação do dia termina às 19h, com o longa “Partido” (2023), de vários diretores, no mesmo local.

Na quarta (24), às 10h, Sant’Ana do Livramento recebe a mostra Fronteirinha com o longa-metragem “Placa Mãe” (2023), de Igor Bastos na Escola Estadual Rivadávia Corrêa. Antes, Bagé recebe a cerimônia de abertura, às 9h, na Casa de Cultura Pedro Wayne. Às 10h, serão projetados o curta “AI” (2019) e o longa “Zama” (2017), da homenageada Lucrecia Martel, no Cine7.

Extra

Junto ao festival também acontece o III Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área audiovisual. As atividades ocorrem em Santa Thereza e outros locais. Entre os tutores do Sur Frontera estão importantes nomes como Maria Angela de Jesus (Paramount), Carla Esmeralda (Laboratório Novas Histórias), Walter Tiepelmann (Festival de Málaga), Juan Benitez Alassia (UCINE) e Davi de Oliveira Pinheiro (Ausgang).

Serviço

XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Quando: De 23 a 27 de abril de 2024

Onde: Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)

Todas as atividades são gratuitas.

POR FIM, LEIA MAIS:

Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano abre inscrições

Festival Curta Cinema | 33ª edição tem início em 17 de abril

Crítica: ‘Jorge da Capadócia’ traz jornada de fé e resiliência

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading