Saturday, August 15, 2020

Novo normal | Desculpas para se atrasar para a reunião (online)

Não tem mais trânsito, elevador que para ou aquela história de acabar se perdendo procurando o endereço. No novo normal teremos que inventar novas desculpas para atrasar em reuniões, afinal, para entrar numa conferência online basta apertar um botão. E agora?

Por isso, resolvi montar uma lista para ajudar você. Seguem oito opções, mas basta escolher uma quando for atrasar. Claro que é possível combinar as desculpas também – depois que usar todas – mas não é recomendado, pode soar esquisito.

1. Tive que dar conta aqui de um problema pessoal

Vamos começar com a clássica e mais genérica. Essa é usada desde o século XV quando DaVinci atrasou para entregar a pintura da Monalisa. “Problema pessoal” não significa nada, e tudo, ao mesmo tempo. O que faz um choque na mente do ouvinte, que fica paralisado e simplesmente aceita. Continue usando, funciona no novo normal, e provavelmente servirá para as próximas gerações.

2. Meu almoço queimou

Não dá para atrasar porque o almoço demorou. Tem que ser algo mais contra a sua vontade. A ideia de que a comida queimou colabora para falar de algo que poderia até ter sido perigoso. Você pode terminar com um “aí tive que desfazer a zona”. É um bom desfecho.

3. Sempre me confundo aqui, tecnologia não é comigo

Também pode ser real, mas não dá para se confundir mais do que três vezes. Então, essa é boa para usar em reuniões diferentes.

4. Entrei no link errado

Essa é campeã. Afinal, temos muitos links e muitas reuniões. Também cabe um bom desfecho aqui: “E fiquei sozinho na sala esperando. ” É possível também usar um bônus, em alguns casos, como “até que me dei conta de que algo estava errado”.

5. Meu cachorro está doente (ou gato)

Já eleita como uma das melhores. Aqui você realmente tem liberdade para tudo, até para ficar mudo no meio da reunião e emendar com “desculpa, fui ver se ele está bem. ” Esse é um caso que toca o coração das pessoas, e não há como não
acreditar em você. A gente sabe que é verdade, e a hora da reunião é exatamente a hora de ver se está tudo certo com nosso amigão. (Lembre-se, tem que ser algo que fuja ao seu controle)

6. Meu marido/mulher/companheiro/filho estava usando o computador

Esse é um bom exemplo de “foge ao seu controle”. Muitas vezes só temos um computador na casa e é autoexplicativa. Não precisa das finalizações. Mas é bom continuar com “mas agora vamos, onde vocês estavam? ”, não dando margem para as pessoas questionarem.

7. Minha internet está ruim

Internet ruim foge bem ao controle e é muito precisa, não precisa dizer mais nada. Porém, vai ficar estranho se ao longo da reunião você não cair várias vezes ou sua voz travar. Então, use como um coringa. Guarde na manga para o dia certo.

8. Estava em outra reunião

A melhor de todas. Pois pode ser usada em escala. A cada reunião atrasada você diz que estava na anterior. De certa forma, além de se redimir, você ainda sai por cima como alguém muito ocupado, mas que ainda faz questão de participar da reunião, nem
que seja para entrar no meio. (PS.: pode ser combinada com a opção 4)

Não entraram na lista clássicos como “estava enrolado aqui com uma obra” e “estou com visita em casa” pois não se encaixam no novo normal, funcionavam bem em reuniões online, mas na antiga era apenas.

Espero que ajude vocês!

Ps.: o texto atrasou para sair hoje pois eu estava terminando um outro trabalho gigante aqui, e o prazo estava apertado, mas no fim deu tudo certo.

Ademais, veja mais:

O Riso e a Peste | Afinal, conheça o CorongaNews
Arte não encomendada? Pane no sistema | Doralyce, Bia Ferreira e a GloboNews
Em seguida, leia: “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”

 

3 Comments

  • Saulo Daniel
    Saulo Daniel

    👏🏽👏🏽👏🏽

    Responder
  • Leandro Vianna
    Leandro Vianna

    Mas eu realmente estava numa outra reunião. Agora parece que era mentira. Genial o texto!

    E como fazer pra justificar improdutividade durante as videoconferências?

    Responder

Escreve o que achou!

Instagram
%d blogueiros gostam disto: