Movimentando 400 mil pessoas, o Festival de Cinema de Gramado fará sua 53º edição entre os dias 13 e 23 de Agosto, com homenagens, pré estreias, e muitas surpresas
Apresentado pela Petrobras, o Festival de Cinema de Gramado é uma realização da Secretaria da Cultura, com apoio da Globo Filmes, e está atualmente rumando para sua 53º edição. Sendo realizado na cidade de Gramado (RS), o festival é um dos responsáveis por colocar a cidade no mapa, ocasionando um movimento de mais de 400 mil pessoas, para uma cidade que apresenta 40 mil, assim, movimentando muito o turismo e os hotéis da cidade, permitindo uma forte interação durante o festival.
Em 2025, a curadoria de ficção e documentário foi realizada por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuário, curador do festival de cinema de Gramado desde 2012. A função do trio foi assistir mais de 300 produções inscritas, e selecionar 10 produções com base no critério de obras que apostam na diversidade e em marcas autorais, sendo em produções financiadas pela Lei Aldir Blanco e pela Lei Paulo Gustavo, demonstrando a força das iniciativas públicas dentro do cinema nacional.
Como abertura do festival, teremos o filme O Último Azul (2025, Gabriel Mascaro). Vencedor do urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim, a produção é um boat-movie que conta a história de Tereza, Denise Weinberg, vencedora de melhor atriz pela produção no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, uma idosa de 77 anos que, por conta da idade, é obrigada a ir para uma colônia habitacional, porém, contrariando a lei, decide fazer uma viagem pelos rios da Amazônia.

O Último Azul- Filme de Abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado
O Último Azul também conta com Rodrigo Santoro em seu elenco, um dos três homenageados na edição deste ano do Festival de Cinema de Gramado, por conta de seu importante papel em colocar o Brasil no universo internacional. Além de Santoro, Mariza Leão, uma das mais importantes produtoras do Brasil, e Marcélia Cartaxo, atriz e diretora brasileira responsável por papéis icônicos de nosso cinema como Macabéa em A Hora da Estrela (1985, Suzana Amaral), também serão homenageadas.
O 53º Festival de Cinema de Gramado dará luz a muitos filmes que irão nascer em Gramado. Abaixo enuncio os filmes que competem em algumas das categorias do festival.
Longas Metragens Documentais
- Até Onde a Vista Alcança (SP)- Alice Villela e Hidalgo Romero
- Para Vigo Me Voy! (RJ)- Lírio Ferreira e Karen Harley
- Lendo o Mundo (RN)- Catherine Murphy
- Os Avós (AM)- Ana Ligia Pimentel
Longas Metragens Brasileiros
- A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (DF)- Rafaela Camelo
- QUERIDO MUNDO (RJ)- Miguel Falabella
- NÓ (PR)- Laís Melo
- SONHAR COM LEÕES (SP)- Paolo Marinou-Blanco
- PAPAGAIOS (RJ)- Douglas Soares
- CINCO TIPOS DE MEDO (MT)- Bruno Bini

Denise Fraga em cena de Sonhar com Leões- Filme passará no Festival de Cinema de Gramado
Curtas Brasileiros em competição
- Aconteceu a Luz da Lua (RS)- Crystom Afronário
- Boiuna (PA)- Adriana de Faria
- Cabeça de Boi (SP)- Lucas Zacarias
- FrutaFizz (SP)- Kauan Okuma Bueno
- Jacaré (BA)- Victor Quintanilha
- Jeguatá Xirê (RS)- Alan Alves-Brito, Ana Moura e Marcelo Freire
- O Mapa Em Que Estão Meus Pés (AL)- Luciano Pedro Jr.
- Na Volta Eu Te Encontro (BA)- Urânia Munzanzu
- As Musas (PE)- Rosa Fernan
- Quando Eu For Grande (PR)- Mano Cappu
- Réquiem Para Moïse (RJ)- Caio Barretto Briso e Susanna Lira
- Samba Infinito (RJ)- Leonardo Martinelli
Com uma grande variedade de produções, de todas as regiões do país, além da pré estreia mundial da série Máscaras de Oxigênio (não) Cairão Automaticamente (2025, Marcelo Gomes e Carol Minêm), e outros eventos que ocuparão toda a cidade, o Festival de Cinema de Gramado promete ser grandioso.
Estas e mais informações, incluindo a compra de ingressos, podem ser encontradas no site oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !


