Imagine a beleza de assistir a um concerto ao ar livre tendo o mar como parte da plateia. Pois foi assim a noite de sábado (1º de abril), na orla da Praia da Imbetiba, em Macaé-RJ, com a encantadora Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, que segue com a turnê “Orquestrando a Vida 2023”, para Niterói, onde se apresenta nesta quarta-feira (05 de abril), no Theatro Municipal.
Inicialmente, o programa já anunciava que a apresentação seria eclética, com temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores. Mas para além de boa música, os jovens musicistas sob a regência do maestro Brian Fleming apresentaram evoluções e coreografias que conquistaram a plateia.
Além disso, o palco foi tomado por brasilidade e criatividade. Violinos, violoncelos, instrumentos de sopro, de percussão e uma orquestra completa estavam em sintonia para tocar forró, frevo, samba e até a música hit do carnaval deste ano, “Zona de Perigo”. O público infantil encheu os olhos e ouvidos com a mistura de cores, evoluções e sons que estavam à sua frente e da atmosfera criada.
Enfim, é preciso desprendimento e muito talento para fazer essa mistura, e nisso os jovens da Mariuccia Iacovino deram aula. Criaram uma atmosfera de conexão e conquistaram a plateia, que cantou em coro, chorou, dançou, sorriu e se emocionou. E agora, seguem em turnê emocionando e arrebatando mais corações.
Turnê Orquestrando a Vida 2023
A turnê foi iniciada em março e segue até maio, com passagem por sete cidades fluminenses e também na capital. Tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida, realização do Instituto Dell’Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Em Macaé teve apoio da Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Cultura, dentro da programação Arte Por Todo Canto.
A “Orquestrando a Vida 2023” conta com a participação especial da soprano Mariana Gomes e do tenor Roan Moraes.
Sobre Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino
Fundada em 1995, é um projeto pertencente à organização sem fins lucrativos Orquestrando a Vida, em Campos dos Goytacazes, comprometida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter de jovens em situação de vulnerabilidade social.
A orquestra é formada por 58 jovens músicos com idade a partir de 11 anos, tem direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming.
Por fim, conquistou reconhecimento nacional e internacional que a fazem ser considerada até hoje uma iniciativa inédita. Já realizou diversas turnês de concertos por cidades brasileiras, países da América Latina e Nova Iorque.