Presente no lançamento da World Legends Cup no Rio de Janeiro, o ex-volante Emerson — conhecido pela classe e força que lhe renderam o apelido de “Puma” nos tempos de Seleção e Bayer Leverkusen — não fugiu das divididas. Em entrevista, o ex-jogador abordou temas sensíveis e fundamentais, desde a luta contra o racismo até o momento atual da Seleção Brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti.
O desafio do racismo
Com a autoridade de quem jogou anos na elite europeia, Emerson foi enfático ao comentar a luta antirracista, tema central na carreira de Vinícius Júnior. Relembrando sua chegada à Alemanha em 1997, ele cobrou posicionamento firme:
“Uma pena que as pessoas ainda hoje pensem nisso e se comportem dessa forma. Mas temos que nos fortalecer, aqueles que entendem que isso não faz parte da vida de um ser humano. E se posicionar. Quando você tem um desafio, precisa enfrentá-lo”.

Ancelotti e a incógnita Neymar
Sobre o comando da Seleção, Emerson rasgou elogios ao italiano Carlo Ancelotti, com quem trabalhou no Milan.
“Não vejo problema em ter um dos melhores do mundo. Ancelotti foi meu treinador, conheço muito bem, é muito competente e tenho certeza que está fazendo de tudo para trazer mais um título para o nosso país”, afirmou, aproveitando para levantar um debate sobre a falta de espaço de treinadores brasileiros no exterior:
“Não existe discussão da capacidade e competência do treinador que temos hoje. Mas claro que eu gostaria que treinadores brasileiros fizessem sucesso, não apenas na seleção como no mundo. A gente precisa entender por que isso não acontece, tem um motivo. É isso que precisamos ver, o que está faltando para que nossos treinadores tenham sucesso em outras equipes? É para a gente refletir”
Mas a pergunta que não quer calar envolve o camisa 10 do Santos. Sobre a presença de Neymar na Copa do Mundo de 2026, Emerson foi direto e jogou a responsabilidade para o craque:
“Neymar vai ter condições de jogar a Copa? Não sei. Ele tem que ter uma vida de atleta para poder exercer o que ele sabe fazer de melhor. Todo mundo quer esse cara, mas depende dele”.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!



