Cartas, e-mails e mensagens nas redes sociais trocados durante quatro décadas revelam as transformações na vida de Theodora. Ela é uma descendente de poloneses que confronta batalhas internas para entender seu lugar no mundo. Em A procura de Theo, romance epistolar escrito por Teresa Guimarães, a protagonista é uma parapsicóloga com déficit de atenção. Além disso, a mulher tenta encontrar a felicidade e reconectar-se com a espiritualidade. Contudo, para isso, revive as memórias de um passado difícil.
Ao mesmo tempo em que condeno a falta de ética, penso hoje que eu mesma gostaria de ter me entregado mais aos meus instintos, ter vivido mais intensamente, ter dado mais asas ao meu coração. A vida passa tão rápido e no final terminaremos todos iguais, voltaremos ao pó. Portanto, hoje em dia tento não julgar mais nada. (A procura de Theo, pg. 159)
Quem é Theodora?
A personagem reconhece os privilégios de sua trajetória. Porém, convive com a sensação de que nunca se encaixou em local nenhum. Na infância, quando saiu da capital de São Paulo para o interior, precisou lidar com familiares que não a acolhiam. Ademais, queria mudar de religião para se adaptar à escola católica. Se este sentimento de desproteção já fazia parte de seu crescimento, uma tragédia a coloca em um estado completo de desamparo. De um dia para o outro, perde os pais e tem que lidar com o luto inesperado.
Estas vivências anteriores formam a personalidade de Theo no presente. Na meia-idade, ela enfrenta uma desilusão amorosa depois de passar anos casada com um marido bem-sucedido. Depois disso, pretende reencontrar o sentido da vida, à medida que evita o processo terapêutico para não entrar em contato com alguns embates internos. Enquanto tudo isso acontece, cria uma identidade falsa nas redes sociais durante um momento de tédio e se apaixona por Thomás, um homem recém-divorciado.
Obra em tempos diversos
Nesta obra, as correspondências não se restringem aos diálogos da protagonista. Isso se dá devido a outras personagens que são incorporadas à trama e mostram as diversas experiências que circundam Theodora. Com mensagens datadas desde os anos 1970, o livro apresenta as perspectivas de uma mãe que desiste dos próprios sonhos para cuidar da filha, de uma avó preocupada com o crescimento da neta, de imigrantes em busca de oportunidades de vida no Brasil, de uma prima que conversa com a melhor amiga sobre os problemas no casamento, e muito mais.
Ao narrar dramas, preconceitos, medos e crises de diferentes pessoas, Teresa Guimarães demonstra a incessante busca humana por se compreender no mundo. Contudo, quando cita contextos históricos importantes, como a ditadura militar, as Diretas Já e o início da era digital, a autora explicita que a construção identitária não é apenas uma responsabilidade individual, visto que depende, além disso, da realidade em que os sujeitos estão inseridos.
A autora
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Goiás, Teresa Guimarães foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no campo de estudos do art decó. Nascida em Barretos, no interior de São Paulo, viveu em várias regiões do Brasil e do mundo. Todavia, agora reside no Uruguai. Apaixonada por literatura, estreia como escritora com o livro A procura de Theo.
Ficha Técnica
A procura de Theo
Autora: Teresa Guimarães
Editora: Clube de Autores
Páginas: 328
Preço: R$ 60,67 (físico) | R$45,90 (e-book)
POR FIM, LEIA MAIS:
A casa da beleza | Melba Escobar faz crítica à sociedade colombiana em thriller
Anna Carolina Ribeiro lança novo livro de poesias
Lícia Mayra mostra liberdade sexual das mulheres em livro de contos