O Brasil se prepara para ser palco de um dos mais importantes eventos de afroturismo no mundo. Em 2025, o Black Travel Summit será realizado no Rio de Janeiro, marcando a primeira vez que o evento acontece no país. O anúncio foi feito pela coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, durante a edição atual, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
O Black Travel Summit, organizado pela Black Travel Alliance, é conhecido por promover debates e iniciativas voltadas à inclusão, diversidade e valorização da cultura afro no setor de viagens. Para Tania Neres, a escolha do Rio de Janeiro reflete o potencial do Brasil para o segmento:
O Rio de Janeiro é, sem dúvida, o portão de entrada para turistas que visitam o Brasil e, pensando no desenvolvimento do afroturismo como um atrativo, o município oferece uma série de experiências únicas, como a Pequena África, rica em herança africana. Além disso, os visitantes podem conhecer comunidades quilombolas e escolas de samba, ou ainda explorar a Rota do Samba e a Rota Literária, criadas por startups em parceria com o EmbraturLAB. E, claro, os turistas poderão aproveitar todo o sol e as praias que o Rio tem a oferecer”
Economia e afroturismo
O evento também destaca o impacto econômico do afroturismo. De acordo com o relatório “The Black Traveler: Insights, Opportunities and Priorities Report”, turistas negros norte-americanos gastaram US$ 109 bilhões em viagens de lazer em 2019. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sediar o Black Travel Summit no Rio reforça a relevância do Brasil como destino afrocentrado e impulsiona negócios liderados pela população negra.
Vale destacar que, entre janeiro e setembro de 2024, o Rio de Janeiro recebeu 1.075.879 visitantes estrangeiros, conforme dados do Portal de Dados da Embratur. Em 2023, o total de turistas internacionais foi de 1.192.814. Comparando os números do primeiro semestre de ambos os anos, observa-se um aumento significativo de 24,84%, com 609.023 entradas no ano passado contra 760.280 neste ano. A maior parte desses turistas vem a lazer, sendo predominantemente de Portugal, Estados Unidos e Espanha.
Além disso, siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante 🙂