Em 1984 nascia a marca de tênis que seria a cesta de três pontos que a Nike precisava para decolar de vez. Com outras grandes empresas disputando pela figura do jovem Michael Jordan, foi preciso arriscar para conquistar esse contrato. Em Air: A História por trás do Logo, filme dirigido por Ben Affleck, vemos como a marca Air Jordan nasceu.
A história foca em Sonny Vaccaro (Matt Damon), o especialista em basquete da empresa e quem acreditou que o futuro da marca estava com o jogador. Mas o fundador da Nike Phil Knight (Ben Affleck), e outros funcionários da empresa interpretados por Jason Bateman, Chris Trucker e Matthew Maher também brilham.
Uma narrativa forte e cativante
Para conhecedores de basquete o filme é cheio de detalhes a serem pegos em diálogos, capas de revistas e até na trilha sonora. Mas aqueles que não entendem desse mundo serão facilmente tragados para ele, sem qualquer dificuldade de compreensão. A força do filme está toda nos excelentes diálogos. Air: A História por trás do Logo tem um ritmo intenso que absorve e mantém um sorriso no rosto de quem assiste o tempo todo.
Uma exigência de Michael Jordan, foi a de que sua mãe fosse interpretada por Viola Davis. O homem é um gênio inclusive fora das quadras, ninguém melhor para fazer uma pessoa tão extraordinária. Deloris Jordan é quem dá as cartas e coloca Sonny em xeque até que ela consiga o melhor cenário para o filho. Já a estrela do esporte não tem o rosto mostrado durante o filme, ao menos o do ator que o interpreta, o que ajuda na sensação de admiração que todos tem por ele.
Cinematograficamente impecável
Ben Affleck já se mostrou um bom diretor e roteirista, levando o Oscar com Argo e Gênio Indomável, em Air ele reafirma sua competência. Affleck e o roteirista Alex Convery transformam reuniões e discussões a respeito de contratos em algo interessante e até empolgante.
O longa já começa muito bem na ambientação dos anos 80. Em uma sequência com músicas, comerciais e momentos marcantes da década, ele já conquista quem viveu essa época. E isso é mantido ao longo do filme com diversos detalhes no cenário, carros e pela maravilhosa roupa de corrida do CEO da empresa.
Diferente da realidade, no filme a Nike parecia perdida sem esse contrato, então cada reunião, cada ideia é uma fagulha de esperança que atiça o espectador. Quando o modelo do famoso Air Jordan nasce é quase como se uma relíquia poderosa estivesse diante de nós. O homem responsável pelo seu design é daqueles gênios carismáticos que revolucionam com aparente facilidade. Isso torna o filme cativante e vai ser difícil não querer saber mais sobre a história da Nike ou até mesmo do Michael Jordan depois de assisti-lo.
Air: A História por trás do Logo estreou hoje nos cinemas. Fique com o trailer:
Quem imaginaria que filme sobre isso iria quebrar expectativas?
Realmente, parece uma grande jogada de marketing da Nike. E é. Mas também um bom filme.