Conecte-se conosco

Música

Alternativo Rock Club faz sucesso na Lapa

Publicado

em

A banda Dois ou Dez no festival independente Alternativo Rock Club.

 A 7ª edição do Festival Alternativo Rock Club aconteceu no último sábado (11/01), no Rock Experience, na Lapa (RJ), trazendo espaço para música autoral, trabalhos novos, e eu só me pergunto o que precisamos fazer para que um festival do tamanho que foi o ARC seja mais conhecido e frequentado. Cinco bandas fizeram shows espetaculares, de qualidade técnica e carisma com o público. Público esse que lotou a casa e foi responsável por manter a energia do evento lá no alto.

É preciso ter Fé com Outros Caras. Veja no Vivente Andante.
(foto: Miss Indie)

A banda Outros Caras abriu o festival com seu show ora sarcástico e engraçado, ora tratando de assuntos muito sérios, como o racismo e as diferenças sociais, nas letras das suas canções. Foi um show super digno de abrir as portas do 7º ARC e animar o público para o que haveria de vir. 

Fritando

Posteriormente, o Trio Frito fez um show impecável como sempre. Quem acompanha a banda sabe que eles têm fortes influências do rock dos anos 70 e 80, o que faz com o público vibre. A impressão que dava era que três instrumentos tocavam individualmente, cada um com a sua personalidade, e que juntos fizeram um espetáculo incrível. 

A banda Trio Frito. Saiba mais no Vivente Andante.
(foto: Miss Indie)

Em seguida, foi a vez da banda Hadezi. Banda nova em todos os sentidos: nova em estrada, em suas referências mais modernas e nos seus músicos, que devem estar na faixa dos seus 20 anos de idade. Eles tocam pop rock que nos remete à juventude dos anos 2000, com uma baterista garantindo a representatividade feminina de forma majestosa. Única mulher no palco do festival, Carol Rezende é considerada uma das melhores bateristas do underground carioca atualmente. E assim a Hadezi manteve a atenção voltada para eles, e divertiu a galera.

A banda Hadezi toca rock.
(foto: Miss Indie)
Dez, nota dez

A banda Dois ou Dez fez um dos melhores shows que eu já vi. O público colou na beira do palco e levou todas as músicas do repertório autoral da banda na ponta da língua e a plenos pulmões. Eles também tocam pop rock nacional mas com influências dos anos 90, nossos queridos anos 90. Mas eles são autênticos e o show do ARC mostrou o quanto eles estão prontos para o midstream.

Por fim, a banda Monophonia fechou o Alternativo Rock Club trazendo muita potência no som. Guitarras bem pesadas e um rock clássico, com leves pitadas de metal, presentearam os fiéis que ficaram até o final do festival, já por volta das 3 da manhã.

A banda Monophonia e o Alternativo Rock Club.
(foto: Miss Indie)
Festival independente

Festivais como o ARC é um festival 100% independente e autoral, abrindo espaço para as bandas apresentarem seus trabalhos, e movimentando a cena independente do Rio de Janeiro. Uma característica marcante da produção do Festival é o cuidado e o respeito pelos músicos.

Tudo foi muito bem planejado, e qualquer músico presente pode confirmar, para que eles só tivessem a preocupação de fazer a sua arte. Iniciativas como essa é o que de fato fomenta a cena. Respeito pelo trabalho do outro e luta por melhores condições culturais, em tempos tão difíceis.

Finalizo esse texto reforçando a minha pergunta inicial: o que falta para que festivais como o Alternativo Rock Club seja mais conhecido, mais aceito e mais frequentado no Rio de Janeiro? A cena está resistindo a duros esforços e é urgente pensarmos em ferramentas para que a oitava edição do ARC seja ainda melhor que essa.

@missindieporaí

Música

Leoni & Outro Futuro se apresentam no Circo Voador | Hoje é dia de Festa

Show celebra os 40 anos de carreira de Leoni e os 62 anos do artista

Publicado

em

Leoni & Outro futuro em Foto de Carolina Warchavsky

Leoni & Outro Futuro se apresentam na noite de 9 de junho (sexta-feira). Será uma única apresentação no Circo Voador, palco da estreia da primeira banda de Leoni, o Kid Abelha & os Abóboras Selvagens. A princípio, o show de abertura é de seu filho, Antonio Leoni, que defende seu trabalho solo pela primeira vez, agora acompanhado de uma banda de músicos da sua geração.

“Hoje é dia de festa” é um show especial no qual Leoni vai mostrar os sucessos de seus 40 anos de estrada e, ainda por cima, recebe os amigos e parceiros para cantar com ele. Já estão confirmados nesta grande festa George Israel (parceiro dos tempos de Kid Abelha), Rodrigo Maranhão, Vinícius Cantuária, Arnaldo Brandão, Daniel Lopes, Alfredo Dias Gomes (Heróis da Resistência), entre outras surpresas. A banda Outro Futuro conta com os músicos Antonio Leoni (guitarra, teclados e vocais), Carol Mathias (baixo e vocais), Gustavo Corsi (guitarra) e Lourenço Monteiro (bateria e vocais).

Mudanças

Anteriormente, o show estava marcado para o dia 8 de abril, data em que Leoni celebrou seus 62 anos de vida, porém o artista contraiu dengue e a apresentação precisou ser reagendada para o dia 9 de junho.

O ano de 2023 traz muitos motivos para Leoni celebrar. O primeiro deles é que, há exatos 40 anos, em 1983, o Kid Abelha lançou seu primeiro compacto. Produzido por Lulu Santos, o disquinho tinha “Pintura íntima” no lado A e “Por que não eu?” no lado B, os dois primeiros sucessos de uma série de sete que fariam parte do álbum “Seu Espião”, lançado no ano seguinte. O segundo é que, há exatos 30 anos, Leoni lançava seu primeiro disco solo, depois de deixar a banda Heróis da Resistência, puxado por “Garotos II – o outro lado”, sua música de maior repercussão.

Além disso, o artista está aprontando “Vem Alegria”, o oitavo disco de sua carreira solo e o primeiro em que a banda Outro Futuro divide com ele os créditos de intérprete.

Por fim, músicas do Kid Abelha, Heróis da Resistência, da carreira solo e parcerias famosas são a base do repertório dessa grande festa de Leoni.

Serviço:

Show “Hoje é dia de festa”

Leoni & Outro Futuro (show de abertura: Antonio Leoni)

Mais informações e compra de ingressos aqui .

Circo Voador

Data: 9 de junho de 2023 (sexta-feira)

Horário: 22 horas

End: Rua dos Arcos s/nº – Lapa – RJ

Classificação etária: 18 anos (maiores de 14 anos entram acompanhados de pais/responsáveis).

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências