Três micos-leões-dourados resgatados em situação crítica na Bahia ganharam uma nova chance de vida graças ao Avião Solidário da LATAM, que os transportou gratuitamente de Ilhéus para São Paulo. Os animais agora estão no Zoológico da capital paulista, onde participarão de programas de preservação e revitalização genética da espécie, hoje ameaçada de extinção.
Dois deles foram encontrados debilitados à margem de uma rodovia em Una (BA), enquanto o terceiro foi vítima de atropelamento em Ubaitaba (BA). Após cuidados intensivos no CETRAS BAMIN, em parceria com o CETAS INEMA, a transferência foi realizada em articulação com o ICMBio e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), dentro do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-coleira (PAN PPMA).
O transporte aéreo pela LATAM reduziu de mais de 20 horas por terra para pouco mais de 2 horas de voo.
“Cada viagem do Avião Solidário é uma forma de mostrar que o transporte aéreo pode salvar vidas e apoiar causas urgentes”, destacou a equipe da LATAM Cargo.
O programa, que completa 13 anos, já transportou mais de 4,6 mil animais em ações de conservação, além de toneladas de doações, voluntários e vacinas em momentos críticos para o Brasil. Somente entre 2024 e 2025, dezenas de espécies ameaçadas foram salvas, reforçando o compromisso da LATAM com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Símbolo municipal de Ilhéus desde 2024, o mico-leão-dourado é um dos maiores patrimônios da biodiversidade brasileira, e sua transferência marca mais um passo na luta contra a extinção.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



