“Oh, oh, Brasil/ Quem te vê e quem te viu/ Pra frente, pra frente/ que até caiu.” Assim começa “Arrombou o Cofre”, a música que criticava a ditadura militar e que contribuiu para que “Bombom”, de Rita Lee & Roberto de Carvalho, fosse proibido para menores de 18 anos. Além da classificação indicativa, o LP de 1983 vinha com um lacre, e a primeira tiragem teve as faixas “Arrombou o Cofre” e “Degustação” riscadas com lâmina, impedindo sua audição.
Agora, a Universal Music lança uma reedição do disco em vinil amarelo, translúcido e marmorizado. A arte gráfica original, com fotos e layout de Miro, foi mantida, exceto pela retirada do selo de proibição para menores.
Além das faixas censuradas, o álbum trouxe grandes sucessos como “On the Rocks” e “Desculpe o Auê”. “On the Rocks” é uma das favoritas do casal e destaca-se pelo jogo de palavras que Rita faz com o vício e os rumores sobre sua saúde: “Meus amigos dizem que essa coisa vicia/ Andaram até jurando que era anorexia”. “Desculpe o Auê”, segundo Rita, foi um bilhete de desculpas após um episódio de ciúmes, musicado por Roberto, e se tornou um dos maiores hits da dupla.
“Tentação do Céu” apresenta Roberto nos vocais em um rock inspirado no amor do casal, assim como “Fissura”. Rita canta: “Eu dou valor ao seu amor/ quando a gente transa/ Deve ser meu karma fissurado por você”.
Entre as faixas censuradas, “Degustação” é descrita por Rita como um “hino à escatologia infantil”, claramente reprovado pelos censores. Já “Arrombou o Cofre” lista críticas ao governo e desafetos políticos, o que levou à sua proibição, conforme registrado nos documentos da época.
O Lado B abre com “Menino”, quase censurada pelos versos considerados ousados demais: “Eu te levo no bico, te ponho/ dentro do meu ninho/ Eu te pego, eu te pico, eu te como, uh-uh/ À la passarinho”. Em seguida, a new wave “Strip Tease” descreve um romance em um elevador, e “Raio X”, trilha da novela “Champagne”, se destaca pela sua beleza. “Bobos da Corte” traz uma reflexão sobre questões de gênero, um tema à frente de seu tempo: “Eu vou puxar você/ pra perto de mim/ e dar um amasso daqueles/ Que não dá pra dizer/ Se ele é ela/ Ou se ela é ele”. Esta também foi trilha da novela “Partido Alto”.
“Pirarucu”, uma “meditação com sotaque caipira” sobre o Brasil, segundo Rita, e “Yoko Ono” fecham o LP, que foi produzido por Rita, Roberto e Max Pierre, e gravado em Los Angeles com músicos internacionais que já haviam trabalhado com Michael Jackson, como Michael Landau e Steve Lukather (da banda Toto). O percussionista brasileiro Paulinho da Costa, outro colaborador de Michael, também participou das gravações.
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