A capoeira está em alta na cultura, no esporte e na mídia. Em um momento histórico, o Disney+ anunciou a estreia de Capoeiras, série nacional protagonizada por Raphael Logam e Sérgio Malheiros, com lançamento marcado para 29 de agosto. Ao mesmo tempo, a Volta ao Mundo Bambas (VMB), maior liga de capoeira profissional do planeta, firmou contrato com o Grupo Globo. A modalidade passa a integrar a programação do canal Combate, com direito a chamadas no Sportv e no Premiere, ampliando a visibilidade da capoeira como esporte de alta performance.
Série valoriza ancestralidade e resistência
No enredo de Capoeiras, o público é transportado para o Rio de Janeiro de 1971. Veneno (Logam) e Noivo (Malheiros) são dois jovens capoeiristas e grandes amigos. Após uma tragédia envolvendo a morte de seu mestre (Dan Ferreira) durante uma abordagem policial, os dois tomam rumos distintos e um segredo os separa. Dezessete anos depois, os caminhos se cruzam novamente em um clube de lutas clandestinas, onde feridas do passado ressurgem.
Inspirada no livro “A Balada de Noivo-da-Vida e Veneno-da-Madrugada”, de Nestor Capoeira, a produção tem seis episódios e conta com direção geral de Tomás Portella, criação conjunta com Eliana Alves Cruz, direção de episódios de Igor Verde e produção da Intro Pictures com a Migdal Filmes. O elenco também traz nomes como Juliana Alves, Dan Ferreira, Cláudia di Moura, Bruno Gissoni e Danni Suzuki.
Todos os episódios estreiam no Disney+ no dia 29 de agosto.
Capoeira agora é Combate: VMB entra na Globo
No dia 4 de agosto de 2025, um novo capítulo foi escrito para a história da capoeira brasileira. O VMB (Volta ao Mundo Bambas), liga criada em 2022 com o objetivo de profissionalizar a capoeira, firmou contrato com o Grupo Globo. A estreia na grade do canal Combate será em 16 de agosto, com reprises de grandes edições nos dias seguintes, aquecendo o público para o VMB 10, que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro na Arena Barra Maricá, em Maricá (RJ), além disso, a cidade também será palco do VMB 11, em novembro.

Desde sua fundação, o VMB já distribuiu mais de meio milhão de reais em prêmios, realizou eventos internacionais nos EUA e Suécia e criou projetos como o VMB Científico e o VMB Musical, apelidado de “The Voice da Capoeira”. Com a entrada na TV aberta e por assinatura, a capoeira será tratada com o mesmo nível técnico e narrativo de esportes consagrados.
Segundo Simone Torres, diretora de operações do VMB, a parceria representa uma virada de chave: “Agora temos espaço, qualidade técnica e uma vitrine poderosa para mostrar ao Brasil e ao mundo o que somos capazes de entregar”.
Cultura afro-brasileira no centro
Mais do que uma luta ou espetáculo, a capoeira é símbolo de resistência, ancestralidade e identidade. A estreia da série Capoeiras no Disney+ e a inserção do VMB na grade do Grupo Globo representam avanços fundamentais na valorização da cultura afro-brasileira em múltiplas frentes: arte, esporte e audiovisual.
Com enredos potentes e atletas apaixonados, a roda gira mais forte. A capoeira ganha holofote — e o Brasil inteiro vai assistir.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



