No próximo dia 14 de setembro, acontece a inauguração da Casa Doc, o primeiro cinema especializado em documentários no Brasil, localizado em Piratininga, Niterói. O espaço é um projeto do Governo Federal em parceria com a plataforma de streaming Bombozila e faz parte das iniciativas viabilizadas pela Lei Paulo Gustavo.
A Casa Doc conta com uma estrutura moderna, incluindo projetor de cinema 4K, sistema de som 5.1 e poltronas confortáveis, além de ser totalmente acessível. O objetivo é fomentar debates e reflexões sobre temas sociais por meio de documentários.
A princípio a programação do espaço não se limita apenas às exibições cinematográficas. Haverá também oficinas e cursos, além de debates e rodas de conversa, fortalecendo a comunidade de cineastas e entusiastas de documentários. A abertura conta com a exibição do mini documentário “Pescando Memórias”, que explora a relação entre cinema e memória coletiva, ressaltando como a história de um longa metragem pode inspirar a criação de um espaço cultural como a Casa Doc.
Afinal, o evento de inauguração, que ocorre das 18h às 22h, será gratuito e aberto ao público, embora a classificação indicativa seja de 16 anos. O endereço do cinema é Avenida Doutor Acúrcio Torres, número 234, em Piratininga, Niterói. Este novo espaço promete ser um ponto de encontro para apreciadores da arte documental, consolidando Niterói como um importante polo cultural no cenário nacional.
Ademais, veja:
Ciência | Livro responde questões que você sempre quis saber
‘Furacão’, da Amok Teatro, mescla teatro, música e emoção de forma primorosa | Crítica