Nos dias 05, 06 e 07 de maio acontece na Praça Mauá (Centro), Praça Saens Peña (Tijuca) e Praça Guilherme da Silveira (Bangu) o Casa Pública, projeto de intervenções artísticas urbanas com trabalhos inéditos de cinco artistas cariocas. É totalmente gratuito e visa atingir ao público de todas as idades.
A princípio, a ação surgiu a partir da afinidade das pesquisas das artistas plásticas Mariana Paraizo e Mery Horta, cujos trabalhos integram o projeto ao lado de obras de Ana Hortides, André Vargas e Rafael Amorim.
Inéditos, os trabalhos foram desenvolvidos especialmente para o projeto a partir das noções de acolhimento, abrigo, espaço público e privado e o direito à moradia. A intervenção acontece de forma pontual e temporária, sendo um dia em cada uma das praças escolhidas. Dessa forma, abarca públicos de várias esferas da cidade.
1º Seminário Casa Pública
Além disso, o projeto ainda realiza ao longo do dia 20 de maio no Paço Imperial (Sala dos Archeiros) o 1º Seminário Casa Pública, tecendo discussões e produção de textos críticos sobre as intervenções realizadas.
Por fim, com coordenação do crítico e professor de arte Thiago Fernandes, o seminário é aberto ao público em geral que se interessa em crítica de arte e acontece com a participação de sete estudantes da graduação de cursos de arte da cidade do Rio de Janeiro, previamente selecionados através de convocatória pública.
“Acreditamos na potência da pesquisa aliada à produção artística, e quando falamos ‘pesquisa’ incluímos as instituições acadêmicas. Como mulheres artistas e acadêmicas de origem periférica, entendemos que o acesso à educação e cultura é base fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. O Seminário surge desta questão, sendo como uma ponte para a universidade, pois contará com a participação de estudantes e com a sociedade em geral”, finaliza Mery Horta.
SERVIÇO:
“CASA PÚBLICA”
05 DE MAIO (6ª feira) – Praça Saens Peña – Tijuca
06 DE MAIO (sábado) – Praça Guilherme da Silveira – Bangu
07 DE MAIO (domingo) – Praça Mauá
Horário: 10h às 16h
Participação Gratuita
SEMINÁRIO:
20 DE MAIO (sábado)
Horário: 14h
Local: Sala dos Archeiros / Paço Imperial
Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Largo do Paço
Entrada Gratuita