Morte a Pinochet é um filme baseado em fatos reais, com personalidade. Afinal, uma história de uma tentativa de assassinato não é fácil de ser contada. Ramiro (Cristian Carvajal), Sacha (Gastón Salgado) e Tamara ( Daniela Ramírez) são parte do grupo que planeja matar Pinochet.
Pra quem não conhece, Augusto Pinochet foi um chefe do exército chileno que em 1973 começou uma ditadura sanguinária em terras chilenas. O filme então foca em mostrar o plano mas também a questão da democracia, pois é o objetivo evidente do longa, vemos a dor e sofrimento de familiares, que por mais que entendam a revolta acabam por medo ou até por uma certa simpatia se ausentando dessa luta.
O filme infelizmente não foi profundo o suficiente, quando poderia explorar muito mais tanto como Pinochet chegou ao poder quanto o pós, mas pelo menos os atos foram bem divididos e fazem refletir.
Espero que leve um bom público ao cinema, por mais que não seja um filme para todos. Dessa forma, muitos sairão desse filme refletindo e pode gerar um holofote sobre a história, o que é muito necessário em tempos atuais. Por fim, se viu ou pretende ver me conte aqui o que achou 🙂