Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
O Sequestro do Voo 375
CinemaCrítica

Crítica: O Sequestro do Voo 375

Por
danielledelaneli
Última Atualização 11 de dezembro de 2023
4 Min Leitura
Share
divulgação/Star+
SHARE

“O Sequestro do Voo 375” é um filme brasileiro repleto de ação e adrenalina. É ambientado nos anos 80 e baseado em uma história real que caiu no esquecimento. A princípio, em um dia normal, um homem chamado Raimundo Nonato decide sequestrar um voo da Vasp com a intenção de jogá-lo no Palácio do Planalto e matar o então presidente José Sarney. Junto com ele, mais de cem passageiros a bordo da aeronave morreriam.

Mas o que leva uma pessoa a fazer isso? Decepcionado com as promessas de emprego que não se cumpriram e sem dinheiro para sustentar sua família, o homem decide pôr em prática seu plano. Construindo uma tensão crescente para o espectador, fazendo com que embarque na história, o filme traz detalhes da ação protagonizada pelo comandante Murilo para salvar a tripulação e a vida de centenas de passageiros.

Vingança

Toda a angústia produzida para nos envolver faz com que nossos sentimentos floresçam diante do conflito cada vez mais forte entre piloto e sequestrador, um homem motivado por revolta e desespero que se encontra aprisionado ao sistema político da época. Sem querer dinheiro ou fama, deseja apenas se vingar do homem que prometeu emprego para todos e assistia de braços cruzados à decadência do país em um período considerado por muitos como “a década perdida” devido à vulnerabilidade da economia brasileira.

Trazendo um pouco do desespero desse homem que o faz tomar uma atitude extrema, o longa cria um olhar humanizado para Raimundo Nonato, não justificando suas ações, mas deixando claro que ele não é simplesmente um vilão de filme de ação.

Aliás, veja o trailer, se continue lendo:


A trama é totalmente imersiva, tem o ritmo certo para envolver o espectador e um elenco muito bom e cativante que nos faz sentir o pânico da tripulação e dos passageiros. O filme impressiona por sua qualidade técnica e estilo, desde a construção do cenário à música, indo da ação ao suspense, passando por momentos de drama sem perder o ritmo.

Além disso, há nas cenas de ação um toque bem realista, principalmente na operação de invasão da aeronave. Esse atentado aconteceu em uma época em que os embarques em aeroportos aconteciam com menos rigor, o que permitiu que eventos como esse ocorressem no mundo todo. Somente após o 11 de setembro foi implementada uma revista de segurança mais rígida para impedir que algo assim acontecesse novamente. Apesar de ter caído no esquecimento aqui no Brasil, esse incidente foi usado por Osama Bin Laden como base para o ataque às torres gêmeas.

Afinal, “O Sequestro do Voo 375” é um filme do Estúdio Escarlate, dirigido por Marcus Baldini e produzido por Joana Henning. O roteiro é de Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque.

Por fim, leia mais:

‘Divinas’ vem aí falando de cinco mulheres e mães em busca por fé ritualística

Crítica | ‘Pedágio’ tem atuações e direção impecáveis

Crítica | ‘Ó Paí, Ó 2’ chega pra trazer esperança

Tags:critica sequestro do voo 375star+vasp
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

NotíciasCinemaEntrevistasEventos

Festival do Rio | Pré-estreia de Império da Luz e abertura do festival

Mariana Esberard
2 Min Leitura
O Novíssimo Cinema da Paraíba Seu amor de volta
CinemaCulturaEventos

O Novíssimo Cinema da Paraíba | À La Carte exibe o festival com exclusividade on-line e gratuito

Redação
5 Min Leitura
Rosas Venenosas (2018), de Fawzi Saleh
CinemaCríticaNotícias

Rosas Venenosas | Drama egípcio traz sinestesia, feitiço e amor

Sylvia Arcuri Só de Chita
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?