O Festival do Rio 2024 está aí, finalmente. É um dos maiores eventos cinematográficos do Brasil e chega à sua 26ª edição com uma seleção diversificada de filmes que vai de documentários a ficções distópicas. Em seguida, confira os principais destaques e as respectivas sessões:
1. JANIS – AMORES DE CARNAVAL, MEMÓRIAS DE RICKY FERREIRA E CONVIDADOS
O documentário, narrado por Ricky Ferreira, explora a visita de Janis Joplin ao carnaval carioca de 1970, uma memória guardada pelo fotógrafo e anfitrião da cantora. O filme faz sua estreia na Première Brasil: Retratos Longa-Metragem.
- Sessão: 4 de outubro, 18h30, Estação NET Gávea 3.
2. Davi Kopenawa Yanomami: A Voz da Amazônia
Este documentário apresenta o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami em um discurso sobre a luta pelo território Yanomami e a crise climática. Ainda por cima, participações de Ailton Krenak e Gilberto Gil enriquecem a obra.
- Sessões:
- 11 de outubro, 16h30, Estação NET Botafogo 1
- 12 de outubro, 16h00, Cine Santa Teresa
- 13 de outubro, 18h30, Estação NET Rio 3
3. ALMA NEGRA, DO QUILOMBO AO BAILE
Dirigido por Flavio Frederico, o documentário explora a cultura “black” brasileira, focando na música Soul e sua evolução até a Disco Music dos anos 80, além de destacar a luta política contra o racismo.
- Sessões:
- 10 de outubro, 17h00, Estação NET Gávea
- 11 de outubro, 10h30, Cine Odeon
4. Continente
Este longa-metragem de Davi Pretto, exibido em festivais internacionais como Munique e Sitges, traz uma narrativa distópica que mistura drama e terror em uma fazenda isolada no Brasil. O filme concorre ao prêmio de melhor longa de ficção.
- Sessão: 10 de outubro, 18h45, Estação NET Gávea.
5. Sessões Telecine – Emília Pérez e The Seed of the Sacred Fig
O Telecine estará presente com ‘Emilia Pérez’, de Jacques Audiard, escolhido para a noite de abertura da 26ª edição do Festival do Rio. O longa venceu dois prêmios no Festival de Cannes 2024 – Melhor Interpretação Feminina, para o quarteto Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz; e o Prêmio do Júri. A sessão de gala ocorre em 3 de outubro, no Cine Odeon, e marcará o início da maratona de filmes que ocupará diversas salas da cidade do Rio de Janeiro até o dia 13 de outubro.
Além disso, tem ‘The Seed of the Sacred Fig’, do diretor dissidente iraniano Mohammad Rasoulof. Entre as coproduções do Telecine, ‘Os Enforcados’, ‘Baby’, ‘Malu’ e ‘Kasa Branca’ foram selecionados para a Competição Oficial de longas de ficção, a ‘Première Brasil’, enquanto ‘Avenida Beira-Mar’ e ‘A Procura de Martina’ concorrem na mostra ‘Novos Rumos’.
- Sessão de Emília Pérez:
3 de outubro, 21h45, Cine Odeon
- Sessão de The Seed of the Sacred Fig:
8 de outubro, 21h00, Estação NET Botafogo
6. AINDA NÃO É AMANHÃ
Dirigido por Milena Times, este longa aborda as relações familiares entre três gerações de mulheres em Recife. A protagonista, Janaína, enfrenta o dilema entre continuar seus estudos ou lidar com uma gravidez inesperada.
- Sessões:
- 7 de outubro, 18h45, Estação NET Gávea
- 8 de outubro, 16h15, Estação NET Rio 5
Afinal, esses são apenas alguns dos destaques da programação. O Festival do Rio 2024 oferece uma oportunidade única de explorar diferentes culturas e perspectivas, reunindo obras que vão emocionar e provocar reflexões. Sendo assim, vale pesquisar o site oficial.
Por fim, veja:
Festival do Rio 2024: Armazém da Utopia recebe 26ª edição
Dicas do Festival do Rio: saiba o que ver no Panorama Mundial