Dirigido por Jennifer Kaytin Robinson, Eu sei o que vocês fizeram verão passado atualiza a franquia com easter eggs, sustos e algumas surpresas, porém, não inova em sua estrutura
Apesar de também idealizado por Kevin Williamson, por conta de seguir uma estrutura tradicional e fechada, Eu sei o que vocês fizeram verão passado (1997, Jim Gillespie) nunca apresentará o mesmo nível de qualidade, ou interesse do público, do que Pânico (1996, Wes Craven). Enquanto o primeiro segue todas as regras tradicionais do slasher, o segundo subverte elas, tornando muito mais interessante, e permitindo uma franquia que aguarda o seu sétimo capítulo, enquanto o filme de Gillespie ganhou uma sequência de qualidade duvidosa, e ficou anos preso no limbo até ser ressuscitado por Jennifer Kaytin Robinson.
Atuando tanto como uma sequência, quanto um soft rebbot para o filme original, contando com o retorno de Jennifer Love Hewitt, e Freddie Prinze Jr., nos papéis respectivos de Julie e Ray, a produção segue a mesma premissa, na medida que acompanha um grupo de jovens que causam um horrível acidente, e um ano depois são aterrorizados por um sinistro pescador em busca de vingança.
Com um elenco jovem bem promissor, incluindo Madelyn Cline como a personagem patricinha sempre divertida de se acompanhar, Eu sei o que vocês fizeram verão passado se beneficia de uma boa dose de nostalgia, talvez até um pouco demais, com momentos que somente gerarão a catarse esperada no público que tenha assistido aos filmes anteriores, o que expõem o maior problema da produção, e um incontornável na medida que o filme avança cada vez mais: a sensação de que ela somente funciona se diretamente relacionado aos anteriores, lançados há mais de 25 anos, e não apresenta forças como um produto audiovisual isolado.

Jonah Hauer-King, Sarah Pidgeon, Chase Sui Wonders, Tyriq Withers, Madelyn Cline em cena de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado- Copyright 2024 CTMG, Inc. All Rights Reserved.
Diferente de franquias ressuscitadas como Premonição 6 (2025, Zach Lipovsky, Adam B. Stein) e Pânico 5 (2022, Tyler Gillett, Matt Bettinelli-Olpin), que continuam o legado, mas, trouxeram inovações e novos truques para a produção, conseguindo se destacar por si só, Eu sei o que vocês fizeram verão passado segue a mesma mitologia previamente estabelecida, sem inovar e se tornando um jogo de mistério bem menos divertido do que outros filmes slasher, por conta de não apresentarmos pistas para desvendar a identidade do pescador, até a cena anterior à sua revelação, tirando a graça do público de desvendar quem é o pescador, no melhor jeito Scooby Doo.
Aproveitando a deixa de Scooby-Doo, deixo este espaço para uma pequena digressão, afinal, quando criança eu assistia muito, e no primeiro episódio da terceira temporada, da série O Que Há de Novo, Scooby-Doo? (2002, Hanna-Barbera), somos introduzidos ao faroleiro, sendo, para mim, um dos monstros mais marcantes da série toda, por conta do seu design, e as armas que usava a sua disposição, um episódio que lembrei diversas vezes enquanto assistia ao novo Eu sei o que vocês fizeram verão passado, por conta do trato dado ao pescador.
Após 25 anos, o assassino do gancho finalmente começou a usar outras armas, incluindo arpão, jaula, entre outras, sendo este um dos maiores pontos positivos de Eu sei o que vocês fizeram verão passado, e mesmo assim pouco utilizado, na medida que existe toda uma “mitologia de pescador” que poderia ser explorada, afinal, muita coisa mudou desde 1997, tanto no cenário de SouthPort, seguindo uma premissa muito semelhante à Tubarão (1975, Steven Spielberg), na medida que optam por esconder os perigos da cidade, quanto no trato dado aos personagens, tanto novos, quanto velhos.

Freddie Prinze Jr. em cena de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado- Copyright 2024 CTMG, Inc. All Rights Reserved.
O retorno de Freddie Prinze Jr e de Jennifer Love Hewitt trazem um frescor para a produção, juntamente com uma participação especial de uma querida personagem loira, porém, apresentam pouco destaque, principalmente Jules, que abre o terreno para uma inevitável continuação da franquia, aonde será o momento de finalmente brilhar. O fato de o filme demorar para apresentá-los, e o pescador demorar para matar algum dos personagens principais, leva a um desgaste da parte do público, que fica sempre esperando algo grandioso, e em retorno ganha jump scares, eficientes no momento, mas vazios em sua totalidade, sempre ficando na iminência do que realmente poderia acontecer.
Apresentando momentos interessantes e novos personagens carismáticos, Eu sei o que vocês fizeram verão passado, é divertido, mas, não inova uma franquia que nunca foi original para começar, abrindo margem para novos capítulos, que precisarão encontrar algo melhor do que um simples sentimento de nostalgia. Talvez a melhor maneira de continuar esta franquia, seja manter a base, mas, mudar as regras do jogo, como foi o caso de Premonição 6, porém, esta conversa é para outro verão.
Eu sei o que vocês fizeram verão passado estreia nos cinemas no dia 17 de Julho, com distribuição da Sony Pictures.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



