Uma experiência imersiva e sensorial por obras que traduzem diferentes histórias, vivências e exaltam as diversidades de raça, etnia, crenças, idade, gênero e de pessoas com deficiência. Essa é a proposta da Expo Diversos. A mostra estreia no dia 22 de junho (sábado), das 15h às 19h, na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro. Poderá ser visitada gratuitamente até 4 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A saber, a realização é da CEC Brasil com patrocínio da Novelis e Ball Corporation, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Ao todo, são 23 obras de 14 artistas de diferentes gerações, trajetórias e territórios. O objetivo é promover o debate democrático, educativo e sensível sobre a pluralidade da sociedade brasileira, através do pensamento crítico, da empatia e do acolhimento. Com curadoria de Bianca Bernardo e Vera Nunes, a exposição é itinerante, com temporadas já realizadas em São Paulo (SP) e Pindamonhangaba (SP). Após o Rio de Janeiro, a Expo Diversos irá para Brasília e São José dos Campos.
Diversidade cultural
A Expo Diversos destaca histórias que retratam as particularidades vivenciadas por artistas que atuam com diferentes realidades culturais e regionais. São obras que fazem o público refletir, portanto, sobre a valorização da cultura indígena, questionar o etarismo e exaltar a sabedoria ancestral. Além disso, combater os preconceitos de raça, etnia e gênero, o machismo e lutar por uma sociedade mais justa e mais inclusiva.
“A exposição não captura a totalidade das perspectivas sobre diversidade, dada a singularidade intrínseca à condição humana. A iniciativa visa oferecer um recorte cuidadoso e modesto de memórias e narrativas de indivíduos diversos do Brasil, fomentando os direitos humanos e reconhecendo a pluralidade de visões que se traduzem em obras artísticas e diálogos enriquecedores”, ressalta Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.
Casa Diversa
As 23 obras contemplam diferentes linguagens. Não apenas pinturas, fotografias, esculturas, como também bordados e instalações. Todas estarão dispostas, então, em um percurso multissensorial dentro do conceito de Casa Diversa. O espaço remete a um ambiente domiciliar acolhedor e acessível, com projeto expográfico assinado pela artista baiana Rose Afefé. Traz elementos como paredes, plantas, pedras, água e luzes, com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais imersiva aos visitantes.
Os artistas que terão obras expostas na Expo Diversos são: Andrea Hygino, Auá Mandes, Déba Tacana, Felipe Arantes Silva (Iskor), Jaime Prades, Lua Cavalcante, Negana, Nenesurreal, Novíssimo Edgar, Paulo Desana, Rafa Bqueer, Rose Afefé, Subtu, e Xadalu Tupã Jekupé.
A saber, para garantir a acessibilidade da exposição para os visitantes, as obras poderão ser acessadas através de QR Code com áudios descritivos e haverá placas técnicas em Braille.
Serviço
Expo Diversos – RJ
Local: Casa França-Brasil
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro-RJ
Data: de 22 de junho a 04 de agosto de 2024
Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: Quartas-feiras de 10h às 11h. Local acessível para cadeirantes
Entrada gratuita
POR FIM, LEIA MAIS:
Exposição seleciona obras de 10 artistas negros
Conheça a caminhada noturna no Parque Estadual de Vila Velha
A Semente do Mal | Um filme que parece não ter sido feito por portugueses