O diretor Sérgio de Carvalho, conhecido pelo premiado Noites Alienígenas, lança seu novo documentário, Empate, nos cinemas brasileiros em 5 de dezembro. Com distribuição da Descoloniza Filmes e produção da Saci Filmes, o longa já passou por festivais renomados, como a 22ª Mostra de Tiradentes. A obra mergulha na resistência dos seringueiros do Acre nas décadas de 1970 e 1980, revivendo a luta liderada por Chico Mendes e seus companheiros em defesa da floresta amazônica.
A ideia para Empate surgiu em um encontro entre o diretor e Elenira Mendes, filha do ativista Chico Mendes, que desejava ir além da figura heroica de seu pai, explorando a trajetória daqueles que lutaram ao seu lado.
Comitê Chico Mendes e o Empate
Filmado em parceria com o Comitê Chico Mendes, o documentário reflete sobre o impacto do extrativismo na região, agravado pelas turbulências políticas durante o governo de Jair Bolsonaro. Sérgio de Carvalho, radicado no Acre há mais de 20 anos, destaca que o filme também é um alerta sobre as ameaças à Reserva Extrativista Chico Mendes, como desmatamento, invasões de latifundiários e mudanças climáticas.
Com roteiro assinado por Beth Formaggini e montagem de Lorena Ortiz, Empate encontrou sua narrativa durante a edição, utilizando personagens chave para conduzir a história. “O filme é um chamado à luta”, afirma Sérgio.
Ele nos convida a resistir e a lutar contra qualquer forma de opressão, trazendo histórias e memórias de quem enfrentou latifundiários, forças policiais e o poder econômico em prol da floresta e do modo de vida extrativista”, completa.
Além disso, siga-nos e confira outras dicas de filmes online em @viventeandante