Nesta terça-feira, 30 de setembro, a Biblioteca Nacional recebe mais uma edição do projeto Leitura em Debate, que coloca em pauta a relevância dos quadrinhos como porta de entrada para o universo da leitura. O encontro, gratuito e aberto ao público, acontece às 14h no Auditório Machado de Assis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
A mesa “A importância dos quadrinhos na formação do leitor” reúne a designer e fotógrafa Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo, e a pesquisadora Raquel França, com mediação da escritora Anna Claudia Ramos. O debate parte da ideia de que a linguagem híbrida dos quadrinhos, unindo texto e imagem, estimula a imaginação, favorece a compreensão textual e aproxima jovens leitores da prática da leitura.
Adriana Lins destaca que Ziraldo, autor de clássicos como O Menino Maluquinho e Turma do Pererê, soube usar os quadrinhos como recurso pedagógico e cultural: “Seus personagens divertem, mas também ensinam e transmitem valores como amizade, solidariedade e criatividade. Ziraldo formou leitores e cidadãos conscientes”.
Criado em 2008, o Leitura em Debate já trouxe convidados nacionais e internacionais para discutir literatura infantil e juvenil, mediação de leitura e práticas educativas. Em 2015, as reflexões do projeto foram reunidas no livro Leitura em Debate: a literatura infantil e juvenil na Biblioteca Nacional. O programa segue voltado para educadores, mediadores, bibliotecários, escritores, ilustradores e todos os interessados no universo da literatura.
Serviço – Leitura em Debate: A importância dos quadrinhos na formação do leitor
Data: 30/9 (terça-feira)
Horário: 14h às 16h30
Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim) – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo: YouTube da Fundação Biblioteca Nacional (@fundacaobibliotecanacional)
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



