Saturday, November 28, 2020

Colômbia – Cabo San Juan del Guia e o Parque Tayrona

A Colômbia tem Cabo San Juan del Guia e o Parque Tayrona como alguns de seus principais pontos turísticos.

Localizado a 37 quilômetros da cidade de Santa Marta, o Parque Natural Nacional Tayrona é um dos visitados por moradores e estrangeiros. Fica localizado nas encostas da Serra Nevada de Santa Marta, cobrindo mais de 20.000 quilômetros quadrados protegidos. Um lugar onde a montanha, a selva e o mar se encontram. Ademais, possui uma área significativa de corais. No parque há praias diferentes, algumas com águas cristalinas, outras com boas ondas para surfistas. Uma joia do parque é a praia Cabo San Juan del Guia.

DORMINDO EM REDES

A praia de Cabo San Juan é uma das mais bonitas do Parque Tayrona. No entanto, é uma das mais inacessíveis. Você tem que fazer uma trilha que dura entre 2 e 3 horas e, se quiser acampar por lá, tem que chegar bem cedo, ou após as 15h e esperar alguém sair para entrar no lugar.

Quando fomos, tentamos acampar chegando por volta de 12h, ficamos um bom tempo na fila e não conseguimos. A questão é que lota cedo e não sabíamos que, após certa hora da tarde, muitos fazem check-out e liberam vaga para barracas.

Acabamos por retornar e ficamos na praia de Arrecifes, sendo que, estávamos sem barracas e não tinham para alugar. Assim, dormimos em redes dentro de um espaço.

Dormitório de redes
Redes para dormir no Parque Tayrona
A PRAIA DE CABO SAN JUAN DEL GUIA

Afinal, a praia de Cabo San Juan faz fronteira com as praias conhecidas como Playa Nudista e La Piscina. Além do mais, do parque é possível conhecer a Ciudad Perdida. Entretanto, a trilha era muito longa, então fomos em outra alternativa, o Pueblito, uma versão menor da Ciudad Perdida, com o estilo indígena Tayrona.

Pueblito possui resquícios do povo Tayrona
Pueblito, remanescências do povo Tayrona
Outras informações sobre o Parque Tayrona

Pode-se chegar ao Parque Tayrona a partir da cidade de Cartagena em ônibus intermunicipais e turísticos com destino à cidade de Santa Marta. Ou também por meio das muitas agências de turismo que oferecem esse transporte em seus pacotes.

Além disso, será necessário ir da cidade de Santa Marta até a entrada do Parque. Isso pode ser feito com ônibus intermunicipais, micro-ônibus ou mesmo táxis.

Definitivamente é preciso atenção aos horários de funcionamento da portaria, pois a entrada e saída de visitantes é permitida somente das 8 horas da manhã às 17 horas.

Chegando ao Parque é necessário comprar o ingresso de entrada que custa aproximadamente 40 mil pesos e assim receber uma pulseira de identificação.

Antes de iniciar alguma trilha é obrigatório assistir a uma palestra de educação ambiental em um espaço logo na entrada com as regras gerais do parque. Inclusive, o Parque Tayrona me lembrou muito a Ilha Grande, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Onde encontre uma baleia uma vez (veja aqui).

Santa Marta

Santa Marta é uma cidade com muito potencial turístico. É simplesmente o local de descanso do Libertador Simón Bolívar, cuja Quinta de San Pedro Alejandrino é um museu muito interessante. Além disso, possui belas praias e muitos patrimônios indígenas. 

Colômbia é um país muito grande e lembra o Brasil de muitas formas. Bem diferente da Bolívia e do Peru.

Escreve o que achou!