Conecte-se conosco

Turismo

Colômbia – Cabo San Juan del Guia e o Parque Tayrona

Publicado

em

playa de cabo san juan parque tyrona

A Colômbia tem Cabo San Juan del Guia e o Parque Tayrona como alguns de seus principais pontos turísticos.

Localizado a 37 quilômetros da cidade de Santa Marta, o Parque Natural Nacional Tayrona é um dos visitados por moradores e estrangeiros. Fica localizado nas encostas da Serra Nevada de Santa Marta, cobrindo mais de 20.000 quilômetros quadrados protegidos. Um lugar onde a montanha, a selva e o mar se encontram. Ademais, possui uma área significativa de corais. No parque há praias diferentes, algumas com águas cristalinas, outras com boas ondas para surfistas. Uma joia do parque é a praia Cabo San Juan del Guia.

DORMINDO EM REDES

A praia de Cabo San Juan é uma das mais bonitas do Parque Tayrona. No entanto, é uma das mais inacessíveis. Você tem que fazer uma trilha que dura entre 2 e 3 horas e, se quiser acampar por lá, tem que chegar bem cedo, ou após as 15h e esperar alguém sair para entrar no lugar.

Quando fomos, tentamos acampar chegando por volta de 12h, ficamos um bom tempo na fila e não conseguimos. A questão é que lota cedo e não sabíamos que, após certa hora da tarde, muitos fazem check-out e liberam vaga para barracas.

Acabamos por retornar e ficamos na praia de Arrecifes, sendo que, estávamos sem barracas e não tinham para alugar. Assim, dormimos em redes dentro de um espaço.

Dormitório de redes
Redes para dormir no Parque Tayrona
A PRAIA DE CABO SAN JUAN DEL GUIA

Afinal, a praia de Cabo San Juan faz fronteira com as praias conhecidas como Playa Nudista e La Piscina. Além do mais, do parque é possível conhecer a Ciudad Perdida. Entretanto, a trilha era muito longa, então fomos em outra alternativa, o Pueblito, uma versão menor da Ciudad Perdida, com o estilo indígena Tayrona.

Pueblito possui resquícios do povo Tayrona
Pueblito, remanescências do povo Tayrona
Outras informações sobre o Parque Tayrona

Pode-se chegar ao Parque Tayrona a partir da cidade de Cartagena em ônibus intermunicipais e turísticos com destino à cidade de Santa Marta. Ou também por meio das muitas agências de turismo que oferecem esse transporte em seus pacotes.

Além disso, será necessário ir da cidade de Santa Marta até a entrada do Parque. Isso pode ser feito com ônibus intermunicipais, micro-ônibus ou mesmo táxis.

Definitivamente é preciso atenção aos horários de funcionamento da portaria, pois a entrada e saída de visitantes é permitida somente das 8 horas da manhã às 17 horas.

Chegando ao Parque é necessário comprar o ingresso de entrada que custa aproximadamente 40 mil pesos e assim receber uma pulseira de identificação.

Antes de iniciar alguma trilha é obrigatório assistir a uma palestra de educação ambiental em um espaço logo na entrada com as regras gerais do parque. Inclusive, o Parque Tayrona me lembrou muito a Ilha Grande, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Onde encontre uma baleia uma vez (veja aqui).

Santa Marta

Santa Marta é uma cidade com muito potencial turístico. É simplesmente o local de descanso do Libertador Simón Bolívar, cuja Quinta de San Pedro Alejandrino é um museu muito interessante. Além disso, possui belas praias e muitos patrimônios indígenas. 

Colômbia é um país muito grande e lembra o Brasil de muitas formas. Bem diferente da Bolívia e do Peru.

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Notícias

Entenda os acordos entre Brasil e Portugal que estimulam turismo, comércio, investimentos e mais

Especialista em imigração e nacionalidade portuguesa afirma que acordos entre os países estimulam aumento do comércio, investimentos mútuos e desenvolvimento econômico

Publicado

em

VInhos em Portugal

Recentemente, Brasil e Portugal firmaram 13 acordos nas áreas de educação, turismo, direitos humanos, energia, saúde, produção audiovisual e geologia. Os pactos serão responsáveis por muitas mudanças nos países.

Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, afirma que essa é uma estratégia para fortalecer as relações diplomáticas.

“Isso pode levar a um aumento do comércio, investimentos mútuos e cooperação em diversas áreas, além da promoção do desenvolvimento econômico de Brasil e Portugal”, comenta.

Cooperação bilateral

Um dos acordos, por exemplo, tem como base o entendimento para a elaboração de mecanismos de cooperação bilateral que visam a promoção e defesa dos direitos de pessoas com deficiência. O especialista em imigração diz que isso reflete o compromisso conjunto das nações com a promoção e proteção dos direitos humanos.

“Essa cooperação fortalece o respeito aos direitos fundamentais e contribui para a criação de um ambiente mais inclusivo e justo, tanto nos dois países quanto em outros lugares. É uma forma de promover a igualdade de oportunidades para todos”, diz Maurício.

De acordo com os memorandos, haverá ações que estimulam e capacitam negócios entre pequenas e médias empresas, com eventos de promoção comercial, seminários e webinars. Assim como também promoverá a internacionalização de startups com potencial de crescimento e base tecnológica.

Aliás, veja a famosa Ponte Dom Luiz I abaixo, e siga lendo:

“Essa é uma maneira de permitir que empresas brasileiras e portuguesas expandam seus negócios no mercado do outro país, bem como facilitem sua entrada no mercado europeu. É muito válido também dedicar o olhar às pequenas empresas, pois elas são um importante motor de criação de empregos em uma economia. Ao promovê-las, há um estímulo direto à geração de postos de trabalho, reduzindo o desemprego e beneficiando o crescimento econômico”, enfatiza Maurício.

O acordo da área de turismo, assinado pela Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal, tem como objetivo a cooperação para o desenvolvimento do setor, com ênfase no intercâmbio de informações e promoção dos destinos turísticos. “Sem dúvidas, essa medida vai atrair ainda mais turistas”, menciona o especialista.

Portugal e Brasil também assinaram um acordo sobre energia, o qual mudará a forma de se pensar sobre ela. O pacto aponta para um viés sustentável, voltado à energia renovável e eficiência energética.

A promoção de energias renováveis contribui para diversificar a matriz energética dos países, reduzindo a dependência de fontes tradicionais não renováveis, como o petróleo e o carvão. Isso aumenta a segurança energética, tornando-os menos vulneráveis às variações dos preços do petróleo e a possíveis interrupções no fornecimento.

Educação: Acordo para a concessão de equivalência de estudos entre os sistemas de ensino de Brasil e Portugal

O advogado ressalta que um dos destaques entre os acordos firmados é o reconhecimento automático de notas escolares dos ensinos médio e fundamental de brasileiros que querem viver em Portugal. Conforme o governo lusitano, existem aproximadamente 5 mil processos no consulado aguardando a equivalência escolar.

O acordo valerá para os níveis de ensino fundamental e médio, do Brasil, e básico e secundário, de Portugal. A mudança facilitará ainda o acesso dos brasileiros ao ensino superior luso. Hoje, existem cerca de 19 mil alunos brasileiros nas universidades portuguesas.

Os brasileiros enfrentam um processo com várias etapas para reconhecimento. Inicialmente, é preciso obter o histórico escolar e o certificado ou o diploma de conclusão dos cursos, ambos com o chamado apostilamento de Haia, um certificado internacional de autenticidade, obtido em cartório.

Na sequência, deve-se submeter os documentos ao consulado do Brasil, que vai emitir a chamada declaração de escala de notas e nota mínima. Depois, é necessário ir a uma escola pública da área de residência do requerente, na qual o pedido de equivalência é submetido e concluído.

O fim da necessidade de passar pelo consulado brasileiro deve agilizar as solicitações. Os cidadãos poderão se dirigir diretamente aos estabelecimentos de ensino e apresentar a papelada comprobatória.

Em seguida, papo com o artista português Tiago Nacarato:

De acordo com o Governo Federal, foram mantidas conversas também sobre acordos para a facilitação do reconhecimento de diplomas do ensino superior.

“O acordo no campo educacional tem como objetivo estabelecer as bases jurídicas para atender a pedidos de concessão de equivalência curricular para estudantes dos dois países. Ele determina ainda que as equivalências de habilitações serão concedidas tendo em consideração o número de anos de escolaridade concluídos com aproveitamento no sistema educativo de origem e o curso ou a natureza da formação”, explica Maurício Gonçalves.

A equivalência de estudos entre os dois países entrará em vigor 30 dias após a recepção da última notificação, por escrito e por via diplomática, do cumprimento dos requisitos necessários.

Carteira de motorista

Outra questão que vai facilitar a vida de brasileiros é o memorando de entendimento para promover o reconhecimento mútuo de títulos de condução. Os dois países vão fazer o reconhecimento dos documentos, ou seja, as carteiras de motorista passam a valer em Portugal e Brasil. “O objetivo é facilitar a circulação rodoviária segura dos condutores nos dois territórios”, conclui o especialista em imigração.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências