A estreia de “Resíduo”, série inédita com direção de Marília Rocha (“A Cidade Onde Envelheço”), acontece na terça-feira, 4 de julho, às 19h45, exclusivamente no Canal Brasil. Essa produção se desenrola ao longo de quatro episódios, mergulhando nas vidas de quatro mulheres notáveis que desafiaram uma sociedade conservadora: Beatriz Nascimento, Stella do Patrocínio, Patrícia Galvão (Pagu) e Henriqueta Lisboa.
“A realização da série foi um processo de descoberta de inúmeras escritoras, poetas e pensadoras brasileiras que tiveram suas obras e por vezes sua própria existência negada. Nosso desejo foi de reencontrá-las, ouvir suas palavras, voltar aos lugares que elas percorreram e que moveram suas histórias”, diz Marília Rocha, diretora da série.
O primeiro episódio conta a história da pesquisadora e historiadora Beatriz Nascimento, criadora do primeiro coletivo de estudantes e pesquisadores negros do Brasil e uma das mais proeminentes intelectuais negras do país. Em seguida, o segundo acompanha a trajetória da poetisa Stella do Patrocínio, diagnosticada com esquizofrenia e submetida a terapia de eletrochoque em uma instituição psiquiátrica que confinava predominantemente mulheres negras e pobres. Depois de anos vivendo na instituição, uma mulher registra a voz de Stella, que continua ressoando em exposições por todo o país.
A narração dos dois primeiros episódios é feita por Pedrina de Lourdes Santos, Capitã da Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira, em Minas Gerais.
O terceiro episódio explora as experiências de Patrícia Galvão, jornalista, poetisa e escritora conhecida como Pagu. Através de suas cartas, lidas pela escritora Leda Cartum, essa figura paulista revela um feminismo e uma produção intelectual fundamentais para a história das mulheres. Por fim, a série encerra com o quarto episódio apresentando a poeta, tradutora e ensaísta Henriqueta Lisboa, primeira mulher a ser eleita para a Academia Mineira de Letras. Ela dedicou sua vida à literatura, com a publicação de dezenas de livros entre 1925 a 1982 e teve que lutar para ocupar espaços marcados apenas pela presença de homens. Os versos da mineira são lidos pela poeta Ana Martins Marques.
Serviço:
RESÍDUO (4X25’)
INÉDITO
Estreia: Terça, 04/07, às 19h45
Horário: Terças, às 19h45
Rebatidas: Quartas, às 8h; e quintas, às 13h45
Classificação: Livre
Sinopse: Resíduo é uma minissérie que reencontra mulheres do passado que ousaram falar e escrever. Elas enfrentaram uma sociedade que as proibia de pensar, de estudar, de frequentar universidades e que fechou sua entrada para a história oficial. A série traz quatro pensadoras que emergem desta história escondida e que abriram portas para as mulheres do presente: Beatriz Nascimento, Stella do Patrocínio, Patrícia Galvão e Henriqueta Lisboa.