Conecte-se conosco

Literatura

Torto Arado | Romance de Itamar Vieira Junior vence Prêmio Jabuti

Publicado

em

Capa do livro Torto Arado de Itamar Vieira Junior

A obra “Torto Arado”, escrita por Itamar Vieira Junior, ganhou na última quinta-feira, 25, o Prêmio Jabuti. Lançado pela editora Todavia, o livro foi premiado na categoria Romance Literário e venceu a disputa entre Chico Buarque, Maria Valéria Rezende, Paulo Scott e Adriana Lisboa. 

Em “Torto Arado”, Itamar narra a resistência de duas irmãs negras que vivem no sertão da Bahia. A obra reflete sobre a ancestralidade negra e suas relações, além da religiosidade em uma comunidade quilombola. A trama envolve desigualdade, racismo, segredos antigos e mais. O livro de Itamar já havia, inclusive, cativado a crítica lusitana tendo vencido o prêmio LeYa em 2018. 

O escritor Raphael Montes, autor de “Bom dia, Verônica” que recebeu recentemente uma adaptação para séria na Netflix, levou o prêmio na categoria romance de entretenimento com o livro “Uma mulher no escuro”, publicado pela Companhia das Letras. 

Conheça outros vencedores da premiação literária mais tradicional do país no eixo literatura: 

Conto

1º Lugar – Título: Urubus | Autor(a): Carla Bessa | Editora(s): Confraria do Vento

Crônica

1º Lugar – Título: Uma furtiva lágrima | Autor(a): Nélida Piñon | Editora(s): Record

Histórias em Quadrinhos

1º Lugar – Título: Silvestre | Autor(a): Wagner Willian Menezes de Araújo | Editora(s): Darkside

Infantil

1º Lugar – Título: Da Minha Janela | Autor(a): Otávio Júnior | Editora(s): Companhia das Letrinhas (Companhia das Letras)

Juvenil

1º Lugar – Título: Palmares de Zumbi | Autor(a): Leonardo Chalub | Editora(s): Editora Nemo

Poesia

1º Lugar – Título: Solo para vialejo | Autor(a): Cida Pedrosa | Editora(s): Cepe Editora

Ademais, veja mais:

M8 – Quando a morte socorre a vida | Filme denuncia racismo estrutural no Brasil

Museu Itamar Assumpção | A vida e a obra do artista que marcou gerações

Sorriso Rei | Mahmundi homenageia Jovelina Pérola Negra e Gil em novo projeto

Literatura

Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta

Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

Publicado

em

Capa Magus alquimia e filosofia oculta


‘Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta’, de Francis Barrett, fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

A Barany Editora está agora com o Selo Editorial Pentáculo, cujo foco é em obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade, ficção e não ficção. Como obra inaugural, o Selo publica o clássico ocultista Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barrett, de 1801.

A obra busca revelar informações sobre a Cabala, Magia Natural, Magia Celeste e Cerimonial, Alquimia e Magnetismo.

Dividido em três partes, ou três livros, são ao todo 400 páginas.

A princípio, na parte 1, tem a explicação exaustiva do que é a Magia Natural. Mostra que, operando manualmente os ativos e os passivos, realizam-se muitos fenômenos maravilhosos, essencialmente naturais. Traz o entendimento da arte Constelatória ou Talismânica, onde demonstra plenamente o poder e a eficácia dos Talismãs, tão comentados e tão pouco entendidos pela maioria dos homens.

Em seguida, na parte 2, um tratado completo sobre os mistérios da Cabala e Magia Cerimonial. Revela como fazer o bem aos seus semelhantes, curando os males e ajudando os desafortunados e angustiados, e fala longamente de sonhos proféticos e visões, fornecendo as tabelas completas de correspondências cabalísticas.

Por fim, na parte 3, uma completa biografia da magia, baseada nos autores mais antigos e em alguns manuscritos raros e valiosos, resultado de muito trabalho e investigação. Orienta àquele que deseja beneficiar-se destes estudos livrar-se da sonolência da vaidade mundana, de toda a leviandade fútil, indolência e intemperança para usar merecidamente o conhecimento adquirido pelos seus esforços.

Aliás, saiba mais sobre magia no podcast abaixo, e siga lendo:

Para o autor Francis Barrett é tudo Filosofia, cuja prática é a Magia. Talvez hoje pudéssemos denominar vários os capítulos do livro como Química, Física, Parapsicologia, Medicina, Matemática. Para Francis, todo o conhecimento verdadeiro é mágico ou toda a magia é o conhecimento verdadeiro da Natureza e suas causas, incluindo nesta Natureza o Homem, o Universo e a Causa das Causas.

A saber, o autor nasceu por volta de 1765 e viveu até 1825. É o herdeiro de uma vasta tradição ocultista europeia. Foi um estudioso da química, metafísica, filosofia natural e oculta e sua importância é o de ser a ponte entre o legado anterior da feitiçaria ocidental e o renascimento mágico do século XIX. Sua base foram as tradições orais vindas do oriente e as obras e manuscritos de homens como Abade Tritemo e Cornelio Agripa.

Ficha técnica de Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta:

Autor: Francis Barrett
ISBN: 978-65-89790-04-4
Assunto: Ciências ocultas, Alquimia, Cabala, Espiritualidade, Magia
400 Páginas; Preço: 82,00 reais
Capa: brochura; Formato: 16 x 23 cm
Selo Editorial Pentáculo, 2023
Onde comprar: www.baranyeditora.com.br

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores

‘Carmilla’ tão delicada… e perigosa | Conheça o livro da Darkside que inspirou Drácula

Conheça ‘Damas Noir’, livro da Darkside Books somente com autoras

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências