A Unibes Cultural se destaca na luta contra a discriminação por meio da promoção cultural ao longo de todo o ano. Em 2023, na celebração ao Mês da Consciência Negra, a programação gratuita oferece música erudita, literatura, bate-papo e um simpósio.
Tudo começa no dia 13 com “Um diálogo com Rachel Maia”. Conduzido por Fábio Salomon, a Unibes Cultural sediará o 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras em parceria com o Fundo Agbara, no dia 24. Destinado a pesquisadoras negras, este simpósio é uma oportunidade única para aprender com pesquisadores renomados e discutir questões cruciais sobre direitos econômicos.
Além disso, o Clube de Leitura Racial, um evento recorrente na programação da Unibes Cultural, terá lugar no dia 25, promovido pelo Comitê de Igualdade Racial, e incluirá a análise da obra “Cartas de amor para mulheres negras”, de Midria, com a participação de Elizabete Scheibmayr, Luciana Lima, Lucilene Costa e Eliana Dia
Concerto
O ponto alto da celebração será o “Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra”, que acontecerá no dia 26, às 18 horas. O tenor Jean William faz um dueto com o violonista Rafael Altro, apresentando um repertório que abraça a herança afro-brasileira e afro-americana. Esta apresentação lírica promete unir o erudito e o popular, oferecendo um espetáculo harmonioso. Os ingressos para todas essas atrações estão disponíveis online em www.unibescultural.org.br .
Agenda comemorativa ao Mês da Consciência Negra – Unibes Cultural (GRÁTIS)
13, das 10 às 11 | “Um diálogo com Rachel Maia: liderança, inovação e empreendedorismo” – com Fábio Salomon
24, das 14 às 21h | 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras
25, das 14 às 15 horas | Clube de Leitura Racial – promovido pelo Comitê de Igualdade Racial com Elizabete Scheibmayr, Luciana Lima, Lucilene Costa e Eliana Dias
26, às 18h | Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra – dueto do tenor com o violonista Rafael Altro
Programação do 1º Simpósio de Direitos Econômicos para Mulheres Negras
1º Mesa: Justiça econômica para mulheres negras na Filantropia
2º Mesa: Discussões sobre justiça econômica para mulheres negras
3º Mesa: Trabalho e renda de mulheres negras no pós pandemia
4º Mesa: Afrofuturos para populações negras – perspectivas e caminhos
Sobre os participantes:
Rachel de Oliveira Maia é fundadora e CEO da RM Consulting, com ampla experiência em ESG e Governança Corporativa. Atualmente, ela também ocupa cargos em diversas instituições filantrópicas e é Presidente do Conselho de Administração do Pacto Global.
Jean William Silva, tenor, é um músico com uma carreira notável que o levou a se apresentar em teatros renomados no Brasil e no mundo. Ele já cantou ao lado de artistas de renome e reconhecidos internacionalmente.
Fábio Salomon, sócio e headhunter da BRAVA Executive Search, é especialista em recrutamento para o mercado jurídico e possui vasta experiência em desenvolvimento de lideranças.
Rafael Altro é um músico e idealizador de diversos projetos musicais, como a Mostra de Cordas Dedilhadas e a Série Universo Musical.
Serviço:
Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Horários: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)
Telefone: (11) 3065-4333
Ingressos e informações: www.unibescultural.org.br