Entre os dias 24 de Junho e 02 de julho, o 11º Santos Film Fest irá apresentar obras que celebram o cinema com emoção, reflexão e inclusão
Com o tema Histórias que ecoam, lições que permanecem, a 11ª edição do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos promete uma verdadeira celebração da sétima arte. A programação gratuita conta com 96 filmes, entre curtas, longas e documentários de diversas partes do Brasil e do mundo, além de sessões ao ar livre, mostras temáticas, bate-papos com realizadores, homenagens a grandes nomes do cinema e atividades inclusivas.
Entre os destaques estão:
- As mostras nacionais e de clássicos no Cine Arte Posto 4, com filmes como Cazuza – Boas Novas, Combate ao Bullying e Quem é essa mulher?
- As exibições infantis no Arte no Dique, Tia Egle, Lagoa da Saudade, Praça do BNH e escolas públicas
- A retrospectiva da atriz Imara Reis
- A virada cinematográfica na Cinemateca de Santos, com clássicos e café da manhã
- A sessão com trilha ao vivo de O Encouraçado Potemkin na Concha Acústica
- Coral TAMTAM com espetáculo Trilhas da Tela e da Terra
- Filme sobre o ex-goleiro Lalá, do Santos FC
Ao longo do festival, diversos eventos ocorrerão em diferentes lugares culturais da região litorânea, incluindo a Cinemateca de Santos, a Lagoa da Cidade, a UniSantos, o Cine Arte Posto 4, a Concha Acústica, Cine Roxy 5, o Sesc Santos, diversas escolas públicas, entre outros locais que sediarão grandes mostras cinematográficas como:
Mostra de Animação – Filmes distribuídos entre as sessões infantis nas tendas, escolas e ONGs
Incluindo diversos curtas metragens que variam entre 4 e 19 minutos, a mostra de animação apresenta curtas metragens nacionais de classificação livre como Oxum – Osun: O poder feminino (2025, Célia Harumi), Quando eu crescer (2024, Lari Salles) e Balada para Raposo Tenório (2024, Samuel Peregrino), entre outras produções, demonstrando o alcance criativo e diverso do nosso país, ao tratar temas sensíveis que abordam desde o feminino até o amadurecimento.
Mostra Clássicos– Cine Arte Posto 4
Ao longo do festival, no Cine Arte Posto 4, haverão sessões de três grandes clássicos cinematográficos do século XX: A Noviça Rebelde (1965, Robert Wise), O Beijo da Mulher Aranha (1985, Héctor Babenco) e Um Estranho no Ninho (1975, Milos Forman).

Raúl Juliá e Sônia Braga em cena de O Beijo da Mulher Aranha
Mostra Nacional – Longas-metragens– Cine Arte Posto 4
Também no Cine Arte Posto 4, ocorrerá a mostra nacional de longas metragens, incluindo desde o antecipado documentário Cazuza – Boas Novas (2024, Nilo Romero) até filmes de cineastas brasileiros consagrados, como Jorge Bodanzky e seu As cores e amores de Lore (2024, Jorge Bodanzky), entre outros 7 filmes como Enquanto o Céu Não Me Espera (2024, Christiane Garcia) e Baile Soul (2024, Cavi Borges).
Mostra Regional – Cine Roxy
Demonstrando a força cinematográfica da região litorânea, será realizada no Cine Roxy uma seleção de 7 curtas metragens que tiveram suas produções realizadas no litoral, incluindo o curta metragem Hannah (2025, Thomas Mehler), 8 de Março (2025, Maria Fernanda de Souza), Mães da Esperança (2024, Carolina Pierre e Kaue Nunes), entre outras produções realizadas em Santos e Guarujá.
Mostra Periférica – Instituto Arte no Dique
No Instituto Arte no Dique, ocorrerão sessões especiais de curtas metragens que foram produzidos em diferentes estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco, todos discutindo de uma forma ou de outra, a comunidade periférica destas regiões. A mostra inclui produções como: Black House: Jazz é o corre (2025, Amilcar Neto), Saramuná (2025, Gabriela Moura) e Deseo Y Esperanza (2024, Humberto Epaminondas), entre outros.
Mostra Universitária – Cinemateca de Santos
Composto de curtas metragens universitários de todo o país, a mostra universitária será realizada na Cinemateca de Santos e apresentará mais de 8 produções que incluem Além da Meia-Noite (2025, Emanuelle Cipriano), O Cinema da Nossa Gente (2024, Luisa Petrucci) e Paçoca (2024, Marçal Vianna), entre outros.
Retrospectiva Imara Reis – Cine Arte Posto 4
A 11ª edição do Santos Film Fest fará uma homenagem especial à atriz e diretora brasileira Imara Reis, incluindo produções como Mano a mano (1991, Eduardo Caron), o curta Obscenidades (1986, Roberto Henkin) e uma sessão especial de Flor do Desejo (1984, Guilherme de Almeida Prado), realizada na Unisantos e com presença do diretor e da atriz Imara Reis em pessoa.

Cena de Flor do Desejo- filme terá sessão especial no 11º Santos Film Fest
O 11º Santos Film Fest apresenta uma programação rica e diversa e as informações sobre exibições e demais atividades e mostras do evento, podem ser encontradas por meio do site oficial e por meio do Instagram.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



