O 27º Festival do Rio terá sessões de gala, com entrada gratuita, para o público assistir em primeira mão as séries ‘Ângela Diniz: Assassinada e Condenada’, ‘Ayô’, ‘De Menor’ e ‘Tremembé’
O Festival do Rio, um dos maiores festivais de cinema do país, volta a abrir espaço para as produções seriadas nacionais. Em sua 27ª edição, o evento realiza sessões de gala gratuitas dedicadas a quatro grandes séries brasileiras, oferecendo ao público a chance única de assistir os primeiros episódios em projeção de cinema.
Ângela Diniz: Assassinada e Condenada
Produção da HBO Max, dirigida por Andrucha Waddington, traz Marjorie Estiano e Emílio Dantas nos papéis centrais, revisitando a história de Ângela Diniz, assassinada pelo namorado Doca Street nos anos 70. O julgamento, marcado pela polêmica tese da “legítima defesa da honra”, transformou o caso em marco da luta feminista no Brasil e inspirou o movimento “Quem Ama Não Mata”. O elenco ainda conta com Antônio Fagundes, Thiago Lacerda, Camila Márdila e Yara de Novaes.
AYÔ
Escrita e protagonizada por Lucas Oranmian, a série é dirigida por Yasmin Thayná e produzida por Gabriel Bortolini. Traz ao centro da narrativa a vida de um homem negro, gay e artista em São Paulo, abordando afetividade, racismo estrutural e os desafios de viver de arte no Brasil. O elenco reúne nomes como Lázaro Ramos, Caio Blat, Breno Ferreira, Aretha Sadick e Tania Toko.

Cena de ‘De Menor’- Divulgação Festival do Rio
De Menor
Criada por Caru Alves de Souza, a série da Tangerina Entretenimento apresenta audiências de jovens em conflito com a lei em formatos variados, que vão de musical a talk show, passando até por um julgamento surreal em uma sala de jantar. Dois episódios serão exibidos no festival, incluindo um embate musical entre acusado e juiz, e um talk show que explora um roubo cometido para impressionar um “crush”. A produção estreou mundialmente no Festival de Berlim 2025.

Cena de ‘Tremembé’- Divulgação Festival do Rio
Tremembé
Criada por Vera Egito e baseada em livros de Ulisses Campbell, a série do Prime Video leva para a ficção as histórias de Suzane von Richthofen, Anna Jatobá, Elize Matsunaga e outros “presos famosos” da penitenciária de Tremembé. Com Marina Ruy Barbosa, Bianca Comparato e Felipe Simas no elenco, a trama mistura triângulos amorosos, alianças inesperadas e tensões internas em uma narrativa intensa.
As sessões são gratuitas e os ingressos poderão ser retirados mediante formulário que será divulgado nas redes sociais do festival.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio, com patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio da RioFilme, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. A realização é da Cinema do Rio em parceria com o Ministério da Cultura / Governo Federal.
A programação oficial e demais informações sobre o Festival do Rio podem ser encontradas no site, e nas redes sociais oficiais: Instagram Twitter Facebook
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



