Conecte-se conosco

Espetáculos

455 Macbeth | Teatro

Publicado

em

Peça 455 Macbeth encenada no Castelinho do Flamengo

Encenada no Castelinho do Flamengo, “455 Macbeth” traz uma releitura do clássico teatro shakespeariano, “Macbeth”. Inicialmente, a peça, escrita há mais de quatro séculos, era encenada nos palcos elisabetanos, envolta em uma aura de mistério e superstições. Reza a lenda, que o nome que dá título a obra, se pronunciado nos bastidores seria sinal de mau agouro, dessa maneira, podendo gerar até acidentes misteriosos com o elenco. 

Antes de tudo, a sinopse da história original: Macbeth, um general do rei Duncan da Escócia, ao retornar vitorioso de uma batalha encontra no caminho três bruxas que profetizam que em breve ele se tornará rei da Escócia. A profecia desencadeia uma série de acontecimentos criminosos gerados pela ambição desenfreada e pelo abandono dos mais elementares princípios éticos e morais. Tendo como consequência inevitável um desenlace trágico e sanguinolento.

Shakespeare Recontado

Uma história cheia de som e fúria, apresentada com proposta inovadora. A peça instiga o espectador a reflexão, e leva o público a percorrer os diversos cômodos do Castelinho para embarcar nessa viagem. Surpreendentemente, essa se torna uma experiência imersiva, em que o público bebe e dança com os personagens, a fim de se ver integrando a história dramática. 

A direção de Adriana Maia apresenta aos espectadores uma obra de teatro itinerante. Com cenas em diversos cômodos, ora acontecendo simultaneamente. “455 Macbeth” consegue transportar os participantes do espetáculo para a Escócia. Ainda assim, não retira totalmente as raízes do Brasil, com intervenções críticas ao decorrer da apresentação. 

O elenco, composto por 15 atores e atrizes, que em momentos revezam a interpretação de protagonistas, consegue expressar as mais distintas emoções aos olhos da platéia. Assim como, especialmente as bruxas, chegam a causar estranhamento em um primeiro momento, mas seguem conduzindo os participantes com maestria ao desenrolar da trama e proporcionando uma vivência peculiar e apaixonante. 

“Esperamos que ao fim da história

que iremos contar

tenhamos alcançado a glória

de prazer proporcionar.

Nessa batalha cheia de poder

sangue não há de faltar

revelar tudo vamos já

se ousares no castelo entrar”

Ademais, 455 Macbeth usa de elementos visuais para criar uma atmosfera mágica e sombria na trama. De tal forma que, jogos de sombras e ausência de iluminação em determinadas cenas instigam os sentidos do público, que não consegue desviar os olhos do espetáculo. O figurino merece tanto  destaque quanto a iluminação, sendo composto por peças atuais já que, em combinações inusitadas, se transformam em roupas de época. 


Ficha Técnica

Direção: Adriana Maia

Elenco: Ana Luisa Marques, Caroline Bezerra, Clarissa Waldeck, Dadá Maia, Francisco Taunay, Gabriel Flores, Gilberto Góes, João Antonio Santucci, Luis Fernando Medeiros, Luiza Narcizo, Marcela Lopes, Pamela Alves, Paula Louzeiro, Stefania Corteletti e Xando Graça

Duração:90 minutos

Serviço

Endereço: Castelinho do Flamengo – Praia do Flamengo, Nº 158 – Flamengo.
Telefone: (21) 2205-0655
Sessões: Segunda e terça às 19h. Ingressos: Sympla
Período: 13/01 a 11/02 

Jornalista, pós graduanda em Jornalismo Cultural. Apaixonada por todas as formas de expressão artística.

Anúncio
2 Comentários

Cultura

‘O Grande Dia’ de Reinaldo Junior, por Danielle Delaneli

Publicado

em

crítica o grande dia

“O Grande Dia” teve uma nova e curta temporada. Tanto o teatro quanto o cinema são artes capazes de provocar catarse. Vamos esperar de um espetáculo que una as duas artes. “O Grande Dia”, peça filme da Confraria do Impossível, traz o ator Reinaldo Júnior dando vida a vários personagens da história ao longo dos anos. Anônimos e famosos ganham vida como protagonistas das suas narrativas e vivências. O que todos têm em comum? São homens negros, assim como o ator. Um homem negro dando voz e vida a esses personagens.

Com uma dicção impecável e muito desenvoltura em cena, Reinaldo nos apresenta diversos personagens vivos e mortos, cujas vidas passaram pelos mesmos atravessamentos em tempos diferentes na história, além das suas técnicas corporais, uma estrutura que une dois elementos para contar a história.

E assim temos uma peça-filme, tipo de espetáculo que une os efeitos cinematográficos e a poesia do teatro. Aqui esse recurso é muito bem utilizado para contar essas histórias, pois temos a combinação perfeita de tais elementos aliados ao trabalho do ator em cena.

Adversário

O espetáculo tem uma temática extremamente necessária: a luta quotidiana do homem negro por reconhecimento, igualdade, liberdade e claro, contra o maior e mais devastador dos adversários, o racismo. Escancarando os preconceitos em relação a pessoas negras, principalmente homens, que em alguns casos mesmo em posição de prestígio sofrem discriminação por sua cor, com a ajuda de um filme que dialoga diretamente com o ator, temos em cena questões muito debatidas como uma forma de manter vivo a discussão, não para polemizar, mas para iluminar a mente de quem está assistindo, desmistificando certos conceitos estabelecidos na sociedade e demonstrando como eles influenciam de maneira negativa o olhar para o homem negro.

Vale ressaltar o domínio que Reinaldo tem em cena, a sua incrível capacidade de dar vida a personagens tão diferentes, e também a maneira como faz a sua performance em cena. Alia uma dicção impecável com uma voz potente que grita por aqueles que um dia precisaram se calar. O seu corpo expressa cada dor, cada sofrimento, cada experiência das suas personagens. Aliás, que expressão corporal incrível. E que resistência ao atuar, dançar e correr pelo palco. Por fim, não podemos deixar de citar a dramaturgia extremamente tocante e competente.

Ademais, veja mais:

‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma

Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente

Festival do Rio 2023: Othelo, o Grande e a Resistência Negra na Cinelândia

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências