A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, composta por 55 jovens de baixa renda de 22 comunidades da cidade do Rio de Janeiro, subirá ao palco do Theatro Municipal no dia 24 de outubro, segunda, às 19h, para apresentar o “Concerto para a Juventude Carioca”. Sob a regência do maestro Claudio Cruz, e tendo como solista o premiado violinista alemão Koh Gabriel Kameda, a Orquestra vai apresentar a Sinfonia n° 9 “Do Novo Mundo” de Dvo?ák, além do Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky. A apresentação é gratuita.
Em sua grande maioria, os 55 componentes da orquestra são oriundos de comunidades do Rio de Janeiro, e graças ao ensino de música clássica e à oportunidade oferecida pelo projeto, muitos já ingressaram em faculdades de música e/ou orquestras profissionais.
O concerto será especialmente significativo para o maestro Claudio Cruz, que começou numa orquestra jovem, foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, quando adolescente na década de 1980, e que conduzirá o grupo pela primeira vez. Atualmente, ele é regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
“Adoro trabalhar com jovens, tem sido uma descoberta na minha carreira, essa troca, os ensinamentos… Então, estou indo para o Rio com a melhor das expectativas e prevendo um belíssimo concerto”, diz.
SERVIÇO:
Concerto para a Juventude Carioca com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Local: Theatro Municipal RJ
Data: 24 de outubro de 2022
Horário: 19h
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Telefone: (21) 2332-9191
Grátis. Livre.
Acesse o site oficial da OSJRJ: https://www.orquestrajovemrj.