Pira Poesia é um documentário experimental poético criado a partir de imagens coletadas em 2013 por um coletivo brasileiro de artistas e do qual a diretora Dai Belquer fazia parte. A proposta do coletivo era a de construir poesia através de experimentos audiovisuais inspirados pelo legado deixado por Torquato Neto, o poeta brasileiro, letrista, jornalista e um do criadores da Tropicália, movimento artístico e de contracultura que emergiu no final dos anos 60, os mais duros anos da ditadura militar no Brasil.
Os artistas capturaram imagens através de mídias profissionais e amadoras como Ipads, handycams e câmeras de celular. Além disso, filmaram em diversas áreas do Brasil, e em outros locais como África do Sul, Moçambique e Estados Unidos.
O grupo passou por volta de um ano investigando o trabalho de Torquato Neto. Por fim, em Agosto de 2018, a cineasta Dai Belquer começou a trabalhar com todo o material construído há cinco anos. Dessa forma, nasceu Pira Poesia.
Pira Poesia levanta questões urgentes sobre censura, consciência espiritual, injustiça social e segregação. O filme propõe uma nova forma de se conectar com o cinema e abre uma nova camada de experiência sensorial ao usar uma nova tecnologia criada para permitir que surdos e todos, independentemente do nível de audição, possam desfrutar da expressão cinematográfica através do sentido do tato.
Afinal, a pré-estreia acontece no dia 04 de abril de 2023, terça-feira, ás 19h, no Estação Net Rio, em Botafogo.
Em seguida, veja o trailer, e siga lendo:
Serviço:
Pira Poesia
Documentário de Dai Belquer
Estação Net Rio
Data: 04 de abril de 2023 (terça-feira), ás 19h
Rua: Voluntários da pátria 35
Ingressos R$ 10,00
Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/pira-poesia/1932800
Por último, leia mais:
Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Dos criadores de ‘365 Dias’, saiba mais sobre o drama ‘Desejo Proibido’