Encenada no Castelinho do Flamengo, “455 Macbeth” traz uma releitura do clássico teatro shakespeariano, “Macbeth”. Inicialmente, a peça, escrita há mais de quatro séculos, era encenada nos palcos elisabetanos, envolta em uma aura de mistério e superstições. Reza a lenda, que o nome que dá título a obra, se pronunciado nos bastidores seria sinal de mau agouro, dessa maneira, podendo gerar até acidentes misteriosos com o elenco.
Antes de tudo, a sinopse da história original: Macbeth, um general do rei Duncan da Escócia, ao retornar vitorioso de uma batalha encontra no caminho três bruxas que profetizam que em breve ele se tornará rei da Escócia. A profecia desencadeia uma série de acontecimentos criminosos gerados pela ambição desenfreada e pelo abandono dos mais elementares princípios éticos e morais. Tendo como consequência inevitável um desenlace trágico e sanguinolento.
Shakespeare Recontado
Uma história cheia de som e fúria, apresentada com proposta inovadora. A peça instiga o espectador a reflexão, e leva o público a percorrer os diversos cômodos do Castelinho para embarcar nessa viagem. Surpreendentemente, essa se torna uma experiência imersiva, em que o público bebe e dança com os personagens, a fim de se ver integrando a história dramática.
A direção de Adriana Maia apresenta aos espectadores uma obra de teatro itinerante. Com cenas em diversos cômodos, ora acontecendo simultaneamente. “455 Macbeth” consegue transportar os participantes do espetáculo para a Escócia. Ainda assim, não retira totalmente as raízes do Brasil, com intervenções críticas ao decorrer da apresentação.
O elenco, composto por 15 atores e atrizes, que em momentos revezam a interpretação de protagonistas, consegue expressar as mais distintas emoções aos olhos da platéia. Assim como, especialmente as bruxas, chegam a causar estranhamento em um primeiro momento, mas seguem conduzindo os participantes com maestria ao desenrolar da trama e proporcionando uma vivência peculiar e apaixonante.
“Esperamos que ao fim da história
que iremos contar
tenhamos alcançado a glória
de prazer proporcionar.
Nessa batalha cheia de poder
sangue não há de faltar
revelar tudo vamos já
se ousares no castelo entrar”
Ademais, 455 Macbeth usa de elementos visuais para criar uma atmosfera mágica e sombria na trama. De tal forma que, jogos de sombras e ausência de iluminação em determinadas cenas instigam os sentidos do público, que não consegue desviar os olhos do espetáculo. O figurino merece tanto destaque quanto a iluminação, sendo composto por peças atuais já que, em combinações inusitadas, se transformam em roupas de época.
Ficha Técnica
Direção: Adriana Maia
Elenco: Ana Luisa Marques, Caroline Bezerra, Clarissa Waldeck, Dadá Maia, Francisco Taunay, Gabriel Flores, Gilberto Góes, João Antonio Santucci, Luis Fernando Medeiros, Luiza Narcizo, Marcela Lopes, Pamela Alves, Paula Louzeiro, Stefania Corteletti e Xando Graça
Duração:90 minutos
Serviço
Endereço: Castelinho do Flamengo – Praia do Flamengo, Nº 158 – Flamengo.
Telefone: (21) 2205-0655
Sessões: Segunda e terça às 19h. Ingressos: Sympla
Período: 13/01 a 11/02