O filme “Uma Noite em Haifa” (Laila in Haifa), com direção do israelense Amos Gitaï (“Kedma”, “Kadosh – Laços Sagrados”, “Kippur”), estreia nos cinemas brasileiros em 10 de agosto de 2023, com distribuição da Synapse Distribution. O longa, selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cinema de Veneza em 2020, aborda a pluralidade cultural na cidade de Haifa, sob a perspectiva de cinco mulheres.
As histórias dessas cinco mulheres, que desafiam rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais, se entrelaçam em uma agitada noite na cidade israelense. O filme recebeu duas indicações, incluindo ao Leão de Ouro, no Festival de Cinema de Veneza. As filmagens do longa ocorreram em uma boate real em Haifa chamada Fattoush, frequentada por israelenses e palestinos, proporcionando um ambiente de troca cultural direta. Ao visitar o local pela primeira vez, o diretor se inspirou a contar uma história sobre essa faceta pouco explorada no cinema.
Aliás, veja o trailer de “Uma Noite em Haifa”, e siga lendo:
Além disso, Haifa é a cidade natal de Amos Gitaï, tornando o projeto ainda mais pessoal e significativo. Gitaï destaca que o filme e o processo criativo são uma forma de criar um ponto de encontro e diálogo em uma região que enfrenta constantes violências e ódios. O elenco do filme é composto por atores de Israel e Palestina, explorando a diversidade e a expressão de identidades em um local que acolhe pessoas de diferentes origens. A escolha de cinco mulheres como protagonistas também possui um propósito.
“O Oriente Médio é dominado por homens que frequentemente encorajam a guerra e o conflito. Desde os meus primeiros filmes, há 35 anos, optei por privilegiar papéis femininos. Colocá-las no centro desses filmes é, por si só, uma questão que se coloca sobre a organização das nossas sociedades”, explica o diretor.
“Uma Noite em Haifa” tem roteiro assinado por Marie-Jose Sanselme, parceira de longa data de Gitaï. O elenco conta com as talentosas atuações de Maria Zreik (indicada ao Oscar pelo curta-metragem “Ave Maria”), Naama Preis (“God of the Piano”), Hana Laslo (vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Cannes por “Free Zone”, também dirigido por Amos Gitaï), e as estreantes nas telonas Khawla Ibraheem e Bahira Ablassi.