Alô, amantes de comida! Se você está em São Paulo, tem mais um motivo para ir ao cinema. É o São Paulo Food Film Festival. Em sua segunda edição, ele ocorre entre os dias 09 e 19 de novembro na Cinemateca Brasileira. Com mais de 30 filmes na programação, entre clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à alimentação e aos sistemas agroalimentares, o festival também apresentará exposição fotográfica, debates e aulas-show. E, além disso, pra fechar com chave de ouro, também terá degustação de pratos inesquecíveis do cinema, após algumas das exibições presenciais.
Todavia, quem não é de São Paulo também poderá aproveitar, se não das comidas deliciosas, mas, pelo menos, de alguns dos filmes. Isso porque um recorte da programação estará disponível online, na plataforma da SPCine Play. São 16 títulos que também estarão no evento presencial, que terá entrada gratuita!
Degustação
Vamos falar logo sobre os filmes que serão seguidos de comida? O clássico Morango e Chocolate, que completou 30 anos, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea, virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate. Já Mulheres à beira de um ataque de nervos, de Pedro Almodóvar, que completa 35 anos, será seguido de um delicioso gazpacho. Em Busca da Estrela contará com degustação de pizza eViciados em Pimentaterá degustação de deliciosas samosas com pimenta.
As bebidas também terão vez nesse delicioso festival. O documentário Blind Ambition, onde quatro refugiados do Zimbabwe se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul, terá degustação de vinhos após a sessão. Já Lambic terá degustação de cervejas.
E não ache que as crianças não terão filmes – ou comidinhas – para elas. A Dama e o Vagabundo, A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Princesa e o Sapo terão sessões com degustação logo depois.
Não só de filmes se faz um festival
Após a exibição de alguns episódios do documentário História da alimentação no Brasil, série dirigida por Eugenio Puppo, haverá encontros com diferentes chefs de cozinha. A saber, as convidadas para ministrar as aulas são: Aline Guedes, Angelita Gonzaga, Graziela Tavares, a líder indígena Jerá Guarani, e Patty Durães.
A programação conta ainda com um importante ciclo de debates. Com o intuito de informar o público sobre o tema, serão discutidos quatro temas contemporâneos relevantes ligados ao alimento: Cozinhas Solidárias; Consumo de Ultraprocessados; Uso de Agrotóxicos e Educação Alimentar e Nutricional. Todas as conversas partem de uma cuidadosa seleção de filmes e documentários em encontros online com convidados especialistas e serão, todavia, transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Festival. Contudo, o debate sobre as Cozinhas Solidárias será presencial, na própria Cinemateca.
Além disso, o festival traz uma exposição original do fotógrafo Paulo Vitale. Dentre os chefs retratados estão Eudes Assis, Helena Rizzo, Iêda de Matos, Telma Shiraishi, Claude Troisgros, entre muitos outros.
Sessão de abertura
A sessão de abertura acontece no dia 08 de novembro, com o filme chinês Comer Beber Viver. O longa,do premiado diretor Ang Lee,completa 30 anos em 2024. O filme conta a história de Tao Chu, um mestre cozinheiro semiaposentado de um conhecido restaurante em Taipei, que mora em uma grande casa com suas três filhas. Embora vivam juntos, a família está distante e a única coisa que os une é um elaborado jantar aos domingos. As tensões aumentam à medida que as filhas buscam equilibrar a realização pessoal e as questões decorrentes do envelhecimento do pai. Comer Beber Viver terá outra exibição no dia 10 de novembro, com degustação após a sessão.
Para conferir a programação completa é só entrar no site do São Paulo Food Film Festival. E depois é só se deliciar com tudo!
Serviço
2º São Paulo Food Film Festival
Quando: 09 a 19 de novembro de 2023
Onde: Cinemateca Brasileira de São Paulo (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)
Entrada Gratuita
Por fim, leia mais:
Jedicon, Red Hot, CCBB e Libertadores: Confira as boas do Rio de Janeiro no feriadão
Lenita estreia na Mostra de SP | Entrevista exclusiva com o diretor Dácio Pinheiro
VI Mostra Sesc de Cinema traz seleção especial para a Tijuca