Está aí um filme para os de estômago forte. Não porque tem coisas nojentas, como filmes de terror. Mas porque mostra cenas muito tristes. E o pior de tudo é saber que foram acontecimentos reais. Isso porque Uma vida: A história de Nicholas Winton mostra os horrores da Segunda Guerra. Mais que isso: mostra como a guerra afetou as crianças.
Uma vida, estrelado por Anthony Hopkins e Johnny Flynn, conta a história do humanitário Nicholas Winton, que ajudou a salvar centenas de crianças dos nazistas, um pouco antes de estourar a Segunda Guerra Mundial. O longa mostra Nicholas nos tempos atuais, ainda assombrado pelas crianças que não conseguiu salvar e, ao mesmo tempo, mostra o passado do homem e como teve a ideia que conseguiu tirar de Praga, em segurança, centenas de crianças judias. A saber, o filme é baseado em livro homônimo de Barbara Winton, filha de Nicholas.
Para exemplificar, fique com o trailer:
Filme emocionante
Uma vida: A história de Nicholas Winton vai fundo no sentimentalismo, inclusive na trilha sonora e nos planos. Na escolha de mostrar as histórias das crianças e o close em seus rostos. Tudo é feito pra deixar ainda mais grave o que já sabemos que foi muito grave, o Holocausto. Contudo, apesar da nítida escolha por pegar o espectador na emoção, não é um filme piegas. É um filme duro, que mostra a realidade de como famílias que fugiam do nazismo viviam. Mas é interessante como mostra o outro lado, que havia pessoa que estavam verdadeiramente interessadas em ajudar as que estavam sendo perseguidas.
Não nego que essa mania que a mídia tem de se construir heróis e salvadores me irrita um pouco. Contudo, filmes assim são interessantes para mostrar para a sociedade que qualquer um pode fazer alguma coisa pelo mundo, seja o que for que importe para você. E não precisa ser algo tão grande como salvar 669 crianças judias. Mas mostra que qualquer ação, por menor que seja, importa. Sem contar que filmes assim dão uma pontinha de esperança na humanidade, que anda bem complicada de se acreditar.
Nicholas Winton era apenas um contador – de família rica e com contatos, mas ainda assim apenas um contador – que decidiu ajudar pessoas que nem moravam na Inglaterra, seu país. Ele e todos os outros que fizeram parte da missão se colocaram em risco pelos outros, e só isso já passa uma mensagem boa para o público. E renova aquela esperança que acabei de mencionar. Já é motivo suficiente para assistir Uma vida. Não é um filme que vai mudar a sua vida, mas traz aquele quentinho no coração – depois de te fazer chorar demais o filme inteiro.
Elenco de estrelas
Não dá pra falar de um filme com Anthony Hopkins e não mencionar sua atuação. Não, não há nada de muito diferente de todos os outros filmes que ele já fez, no sentido de que sua performance é fenomenal – como em todos os outros filmes que ele já fez. Todavia, é interessante observar a fragilidade que ele traz ao personagem quando mais velho. Ainda mais por tudo o que Nicholas fez quando mais novo. O ator deixar o espectador perceber sua fragilidade, tanto como ator quanto como personagem, é largar mão de qualquer vaidade e se entregar ao papel. É uma interpretação emocionante e que atinge quem assiste.
Já Johhny Flynn, intérprete do jovem Nicholas, consegue equilibrar perfeitamente a coragem de seu personagem e sua simplicidade como pessoa. Sua performance é o que permite ao espectador sentir que ele também pode fazer algo para mudar o mundo, já que é tão simples quanto aquele personagem na tela. E simples aqui não está com tom negativo. Ah! Para quem assistir ao filme inteiro achando que conhece Johnny de algum lugar e não lembrar de onde, ele é o protagonista da incrível série Lovesick, da Netflix.
Contudo, uma atriz que nos poucos momentos em que aparece, rouba totalmente a cena, é Helena Bonham Carter. É preciso admitir que isso é algo bem recorrente, já que Helena sempre foi e continua sendo ótima em seu trabalho. E, mais uma vez, não desaponta.
Resumindo, Uma vida: A história de Nicholas Winton é um filme triste, porém importante, e com ótimas atuações. Não se esqueça, portanto, de levar seu lenço papel para o cinema quando for assistir. Ele estreia nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira, 14 de março.
Ficha Técnica
UMA VIDA: A HISTÓRIA DE NICHOLAS WINTON
One Life | Reino Unido | 2023 | 1h49min. | Biografia, Drama
Direção: James Hawes
Roteiro: Lucinda Coxon, Nick Drake
Elenco: Anthony Hopkins, Johnny Flynn, Helena Bonham Carter, Lena Olin, Romola Garai, Alex Sharp.
Distribuição: Diamond Films.
POR FIM, LEIA MAIS:
Um Filho | Diamond Films traz drama familiar premiado
‘Triângulo da Tristeza’ analisa humanidade com ironia ferina | Crítica