Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Fernanda Ribeiro.
Literatura e HQ

Fernanda Ribeiro | Conheça a escritora brasileira que venceu prêmio em Lisboa

Por
Livia Brazil
Última Atualização 26 de abril de 2024
4 Min Leitura
Share
Fernanda Ribeiro. Foto: Thiago Pompeia.
SHARE

O romance “Cantagalo”, escrito pela mineira Fernanda Teixeira Ribeiro, foi a obra vencedora do 9º do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. Como prêmio, a brasileira terá sua obra publicada em Portugal pela editora Guerra e Paz. Além disso, participará como convidada do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Cabo Verde, além de receber 3 mil euros em dinheiro.

O júri foi formado por acadêmicos, críticos de literatura e escritores do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Macau. Foi, também, promovida pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Câmara Municipal de Lisboa. A premiação agracia, todos os anos, um original inédito de romance ou poesia escrito em língua portuguesa. Fernanda Teixeira Ribeiro é a primeira mulher a vencer o prêmio, que existe desde 2016.

A premiação

Ao longo de todo o processo de leitura e avaliação, a autoria dos romances é desconhecida. O nome do autor do romance vencedor é conhecido apenas depois de tomada a decisão do júri. O júri descreveu “Cantagalo” como “uma obra de diálogos vivos” e “uma alegoria do Brasil”. Além disso, destacou que “a condição feminina” e “a questão da escrita” atravessam o livro “como um rio subterrâneo”.

“Cantagalo” narra a trajetória de uma família mineira do começo do século 20. A família é marcada por um casamento arranjado incomum: mulher branca do baronato do café e filho de escravizada. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal. Das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais. A protagonista da trama é Dona Praxedes, viúva e única mulher a liderar uma fazenda de café no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Temida pelos empregados e vista como arrogante pelos parentes, ela guarda um segredo sobre sua família.

Todavia, a obra ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

A autora

Fernanda Teixeira Ribeiro foi a primeira mulher a vencer o Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novas Obras em Língua Portuguesa, com o romance “Cantagalo”. Nascida em 1984 em Uberaba, no estado de Minas Gerais, no Brasil, é bacharel em Comunicação Social e doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano. Atua como pesquisadora no campo da neurobiologia das emoções e como jornalista e editora de ciência. Integrou o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) da Casa das Rosas em 2019. Faz parte do coletivo artístico In-Fâmia e é co-autora da antologia de contos “Somos Todos Perigosos” (Urutau, 2021).

POR FIM, LEIA MAIS:

IMS lança site sobre vida e obra de Carolina Maria de Jesus

‘A procura de Theo’ reflete sobre idade como definidora das experiências

 Monique Curi lança a obra ‘A virada de chave’ no Rio de Janeiro 

Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Livia Brazil's avatar
PorLivia Brazil
Follow:
Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Literatura e HQ

Trilogia Genocídio – Início do Fim é a nova obra de Fernando Drummond

Redação
2 Min Leitura
Identidade.
Literatura e HQ

Identidade | Professor sofre amnésia e publica livro baseado na experiência

Livia Brazil
3 Min Leitura
Jack Kirby
Literatura e HQNotícias

Jack Kirby | Conrad anuncia pré-venda da biografia do rei dos quadrinhos

Redação
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?