A 26ª edição do Festival do Rio vem com grandes surpresas e ótimos filmes do cenário internacional. Esse é o foco do Panorama Mundial, onde o público poderá conferir filmes que variam desde clássicos restaurados até produções contemporâneas que já se destacaram em importantes festivais ao redor do mundo.
Em seguida, veja alguns dos principais destaques e suas respectivas sessões:
Superman (1978) – Sessão Especial
A Warner Bros. Pictures, em parceria com o Festival do Rio, traz sessões especiais do clássico Superman (1978) na Estação Net Botafogo, celebrando o legado do inesquecível Christopher Reeve. Sob a direção de Richard Donner, o filme é um marco no cinema de super-heróis, com um elenco estrelado por Christopher Reeve, Marlon Brando, Gene Hackman e Margot Kidder. O público terá a chance de rever (ou ver pela primeira vez) o clássico nas telonas entre até o dia 2 de outubro, preparando-se para o lançamento do documentário Super/Man: A História de Christopher Reeve, que estreia oficialmente em 17 de outubro, mas está no Festival do Rio.
- Sessões especiais do documentário Super/Man: A História de Christopher Reeve:
- 10/10 – Cinesystem Praia de Botafogo
- 12/10 – Estação NET Gávea
- 13/10 – Kinoplex São Luiz
Conclave
Baseado no best-seller homônimo de Robert Harris, Conclave é outro filme que promete. A princípio ferece um olhar tenso e intrigante sobre a escolha de um novo Papa. Com um elenco de peso que inclui Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rossellini, sendo Ralph Fiennes no papel principal, o filme explora as conspirações e segredos dentro dos muros do Vaticano, no estilo thriller. É o longa-metragem que fecha o Festival do Rio com chave de ouro.
- Sessão:
- 12/10, às 21:45 | Cine Odeon – CCLSR
O Quarto Ao Lado
Sou daqueles que nunca se decepciona com o cinema de Pedro Almodóvar. Inclusive, mais jovem, vi vários de seus filmes exatamente no Festival do Rio. Agora, vencedor do Leão de Ouro em Veneza 2024, O Quarto Ao Lado, marca a estreia do cineasta espanhol no cinema em inglês. O longa conta com nada mais, nada menos do que Tilda Swinton e Julianne Moore interpretando duas amigas que se reencontram em um momento delicado de suas vidas. Ou seja, com essa união, não tem como se ruim.
- Sessões:
- 04/10, às 19:30 | Cine Odeon – CCLSR (Sessão de Gala)
- 10/10, às 16:30 | Estação NET Botafogo
- 12/10, às 19:30 | Estação NET Gávea
O Monge e a Arma
Representando o Butão, O Monge e a Arma explora o impacto da modernização e da introdução da democracia no país. A história é ambientada na zona rural, onde a política e a religião entram em conflito, resultando em uma narrativa sobre fé e tradição. É o tipo de tema interessante e aquele tipo de filme que possivelmente vai ser difícil ver fora do Festival.
- Sessões:
- 06/10, às 21:15 | Cinesystem Praia de Botafogo 5
- 09/10, às 17:00 | Estação NET Rio 4
- 13/10, às 19:00 | Estação NET Botafogo 1
A Mais Preciosa das Cargas
Dirigido por Michel Hazanavicius, A Mais Preciosa das Cargas narra a história de um bebê resgatado de um trem durante a guerra, transformando a vida de todos ao seu redor. Uma trama que procura mostrar o melhor e o pior da humanidade. Sou um grande fã de animações e essa aqui tem tudo para cativar o público tanto pelo seu estilo como pela história. Olha só esse trailer:
- Sessões:
- 07/10, às 18:45 | Estação NET Rio 4
- 13/10, às 14:00 | Estação NET Botafogo 1
- 15/10, às 16:45 | Estação NET Gávea 5
Todo Mundo Ama Touda
Ambientado no Marrocos, Todo Mundo Ama Touda acompanha a jornada de uma mulher que busca se tornar uma Sheikha, uma estrela empoderada pela poesia marroquina. O filme, com estreia em Cannes 2024, explora os desafios de Touda enquanto tenta garantir um futuro melhor para si e para seu filho. Outro daqueles que não deve chegar ao grande circuito. Sempre sugiro buscar essas pérolas dentro da programação do Festival do Rio.
- Sessões:
- 04/10, às 13:45 | Estação NET Gávea 3
- 09/10, às 19:30 | Estação NET Rio 2
- 12/10, às 21:15 | Cinesystem Praia de Botafogo 5
Banzo: Uma Mortal Nostalgia
Cinema português não costuma ter vez no Brasil. Não há grande tradição cinematográfica em Portugal mesmo, mas há bons filmes. Em Banzo, tudo se passa no início do século XX. O longa acompanha Afonso, um médico que recomeça a vida em uma ilha tropical africana, atuando em uma plantação de cacau. Ele é encarregado de tratar serviçais infectados pelo Banzo, uma profunda nostalgia que afeta os escravizados, levando-os à morte por inanição ou suicídio. Por medo de que a condição se espalhe, o grupo é isolado em um morro cercado pela floresta, onde Afonso tenta curá-los, mas enfrenta a dificuldade de compreender suas angústias internas, mais poderosas que qualquer tratamento médico.
- Sessões:
- 10/10, às 21:15 | Estação NET Rio 4
- 11/10, às 16:15 | Cinesystem Praia de Botafogo 5
- 13/10, às 14:15 | Estação NET Rio 4
Afinal, com uma programação tão diversa, o Festival do Rio promete seguir sendo uma experiência inesquecível para os amantes do cinema. Não perca a chance de assistir a essas e outras produções incríveis! Para mais informações e a programação completa, acesse o site oficial do Festival.