A exposição “Constituinte do Brasil Possível” acontece no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro oferecendo ao público uma experiência reflexiva sobre o papel e a resistência da população negra na formação da sociedade brasileira. Com 20 artistas negros selecionados por meio de edital, a mostra está disponível de forma gratuita até o dia 30 de novembro de 2024, de terça-feira a sábado, das 12h às 19h.
Estivemos na abertura especial da exposição na noite da última quarta-feira (9) e conversamos com alguns dos organizadores. O projeto, idealizado por Mariana Luiza e com curadoria coletiva de especialistas como Ana Flávia Magalhães Pinto e Thula Pires, busca evidenciar como as políticas raciais influenciaram a construção da identidade nacional. A exposição convida o público a refletir sobre as relações de poder e as lutas pela equidade racial, enquanto resgata histórias de resistência política.
Dê o play, ouça a conversa com Mariana Luiza, e siga lendo:
A exposição reúne obras em diversos formatos, incluindo videoarte, instalação, fotografia, grafite, intervenção têxtil, colagem, zine, esculturas e pinturas. Essas expressões artísticas compõem uma reflexão coletiva sobre como um Brasil mais inclusivo e equitativo pode ser imaginado e construído. Entre os destaques está a obra “Marielle Franco Yaure Iomane”, uma impressão lenticular do artista Denis Moreira, que simboliza a força da resistência negra em face das injustiças sociais.
Linha de Cor: uma plataforma educativa
Paralelamente à exposição, será lançado o site educativo Linha de Cor (www.linhadecor.com). É um projeto transmídia que explora a análise de leis racistas e suas consequências históricas. O site é uma ferramenta que busca promover a educação antirracista. Disponibiliza conteúdos gratuitos, como planos de aula que investigam normas jurídicas que contribuíram para a marginalização racial, além de destacar ações de resistência.
Conforme a curadora Ana Flávia Magalhães observa, as obras apresentadas são um convite à imaginação histórica, um exercício de desconstrução de narrativas dominantes e de projeção de um futuro de igualdade.
Afinal, a exposição permite um olhar profundo sobre a trajetória de resistência da população negra no Brasil, enquanto abre espaço para a construção de novos imaginários sociais.
Serviço Constituinte do Brasil Possível:
- Data: 10 de outubro a 30 de novembro, das 12h às 19h
- Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
- Entrada: Gratuita
Além disso, para mais informações, acesse o Instagram @_linhadecor ou envie um e-mail para [email protected].
Por fim, leia:
Com entrada gratuita, Dia da Costa do Marfim no Brasil acontece no MUHCAB