Na sexta-feira (25), o Museu de História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro, foi o cenário da primeira edição do “Dia da Costa do Marfim no Brasil”. Organizado pela Embaixada da Costa do Marfim em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do país, o evento teve como objetivo promover a cultura marfinense e estreitar laços culturais e econômicos entre Brasil e África.
Foi uma ótima oportunidade de conhecer as riquezas deste país da África Ocidental, famoso por sua diversidade cultural, belezas naturais e patrimônio histórico. A jornalista Márcia Santos foi a mediadora das palestras que contou com belas palavras, em francês e português, da Dra. Jennifer Curcio, do Bureau Du Tourisme Bresil. O Embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Diamouténé Alassane Zié, também esteve presente e discursou com eloquência, ao lado de sua intérprete, a franco-brasileira Elodie Beyt.
Descobertas culturais
O “Dia da Costa do Marfim no Brasil” atraiu estudantes, profissionais de diversos setores e entusiastas da cultura africana. A programação incluiu experiências gastronômicas, apresentações musicais, desfiles de moda e conferências, que ofereceram uma imersão na essência marfinense.
Um dos melhores momentos para o público, ávido, foi conhecer um pouco da rica culinária da Costa do Marfim. O evento ofereceu uma degustação com ingredientes e pratos tradicionais, como attiéké, fufu e aloco.
O painel sobre turismo explorou os atrativos naturais e urbanos do país, das praias do Atlântico às cidades vibrantes como Abidjan e Yamoussoukro, passando pelas savanas preservadas e hotéis de luxo.
As discussões sobre a integração dos marfinenses no Brasil também foram destaque. Estudantes do país que estão no Rio de Janeiro revelaram os desafios enfrentados pela comunidade imigrante e enfatizaram suas contribuições culturais e sociais, mostrando a importância de fortalecer os laços entre os dois países.
Além disso, citaram a recente vitória da Costa do Marfim na Copa das Nações Africanas 2024 como um exemplo de como o futebol pode fortalecer o orgulho nacional e atrair atenção internacional para o país, o tal soft power.
Aliás, confira nossa conversa com o Embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Diamouténé Alassane Zié, que explicou sobre o país e suas conexões com o Brasil. Dê o play, e continue lendo:
Sem dúvidas, a Costa do Marfim está em plena ascensão turística, com projetos ambiciosos, como o “Sublime Costa do Marfim”, que visa consolidá-la como um dos principais destinos turísticos da África. O país oferece uma combinação interessante de belezas naturais e tradição cultural, e o evento no MUHCAB foi uma excelente vitrine para mostrar essa diversidade ao público brasileiro. A série de painéis focados no desenvolvimento econômico e nas oportunidades de cooperação Brasil-África manteve o público atento.
Palavras como de Sinara Rúbia, diretora do MUHCAB, e Carolina Maíra Morais, co-fundadora The African Pride, ecoaram fortemente nos espectadores.
Ainda por cima, especialistas de áreas diversas discutiram estratégias de marketing turístico para o desenvolvimento sustentável, ressaltando o potencial agrícola e industrial do país. A Costa do Marfim é uma importante produtora de cacau, café, castanha de caju e borracha, sendo um dos líderes mundiais nesses produtos. O painel sobre segurança alimentar destacou as possibilidades de colaboração com o Brasil para enfrentar desafios globais.
Afinal, o evento terminou com um desfile e música típica, deixando a mensagem clara de que a Costa do Marfim é um país de múltiplas faces: um destino turístico em crescimento, um polo cultural e um parceiro econômico promissor. A primeira edição do “Dia da Costa do Marfim no Brasil” foi um sucesso ao apresentar ao público brasileiro as inúmeras potencialidades desse país africano. Por causa disso, os organizadores já prometeram mais eventos no Rio de Janeiro. Os cariocas esperam ansiosos!