Conecte-se conosco

Literatura

Poesia do Bô | Conheça o encontro semanal de poesia no Porto

Publicado

em

Poesia do Bo

Poesia do Bô, a poesia do tu. Do nós, vós, eles. Toda noite de terça-feira, a partir das 19:30, sob uma fiel árvore escudeira, um grupo de pessoas aparece em frente a uma muralha. Logo ali, perto da Praça da Batalha. Mas não há luta, muito menos disputa. Entretanto, muitas palmas ecoam enquanto as palavras voam. Violões às vezes dão o tom para os poemas em suave e bom som.

Conheci a roda no dia em que fazia cinco anos de existência – e resistência. Começou na Casa Bô, mas hoje é naquele gramado. A ideia é partilhar arte, não só poesia. Tudo a ver com a vocação da cidade do Porto, emblema de Portugal.

Poesia do Bô.
Guilherme Martins trabalha com audiovisual e sempre aprende algo nos encontros (foto: Alvaro Tallarico)

“Música, pintura… Nós já tivemos poesia, prosa, contos, música, malta a dançar, malta da música eletrônica. Depois também houve muita malta estrangeira, italianos, espanhóis, chineses, que se associaram a noite de poesia”, diz o organizador do encontro, o poeta e escritor Vitor Hugo Moreira. “Pessoas do Egito, Turquia, e tantos países já passaram por ali”, comenta Vitor Hugo Moreira, organizador do evento. Inclusive, ele lembrou de uma vez em que uma mulher chinesa declamou em mandarim. “Surreal, ninguém percebeu patavinas, nada do que ela disse, mas ficamos assoberbados”, declara Vitor.

O encontro é aberto para quem quiser chegar. É possível partilhar criações próprias ou conhecidas. O músico brasileiro Davi Issufoali acompanhava algumas poesias no violão. Aliás, ele fez questão de ler alguns poemas do livro Fantasmagorias, de Anderson Antonangelo, o qual estava por lá também, e declamou o poema “Trava-Línguas”, dotado de humor e doce ironia.

Poesia do Bô com Davi Issufoali
O músico Davi Issufoali levou o violão e leu poemas de Anderson Antonangelo (foto: Alvaro Tallarico)

Nascimento

O projeto surgiu após um outro que existia na cidade: Noites de Poesia no Olimpo, o qual durou três anos. Com o fechamento do espaço, Vitor Hugo Moreira, autor de sete livros publicados entre contos, prosa e poesia, sentiu a necessidade de dar continuidade ao encontro semanal que reúne professores, músicos, transeuntes, viventes, andantes. Basta querer apreciar um pouco de arte.

Naquele fim de tarde de uma terça-feira quente eu via os rostos concentrados, enquanto tirava as fotos de alguns dos participantes da Poesia do Bô. Pediram que eu também declamasse algum e não me fiz de rogado. Ajoelhado na grama, declamei um que havia escrito durante a pandemia. Foi gostoso poder partilhar meus sentimentos em forma de poema para o público ávido que ali estava. Por fim, a sensação que ficou em mim foi de como o poder da poesia é fascinante e provoca outras artes que ali saltavam aos olhos e ouvidos.

Ademais, veja mais:

Conheça o primeiro concurso de Poesia Franciscana
Alec Silva fala de Sertãopunk | “É bonito falar sobre nordestino no papel, mas dar espaço é outra conversa”
Projeto Sinto e Digo realiza sarau virtual

Literatura

Fernanda Ribeiro | Conheça a escritora brasileira que venceu prêmio em Lisboa

Publicado

em

Fernanda Ribeiro.

O romance “Cantagalo”, escrito pela mineira Fernanda Teixeira Ribeiro, foi a obra vencedora do 9º do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. Como prêmio, a brasileira terá sua obra publicada em Portugal pela editora Guerra e Paz. Além disso, participará como convidada do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Cabo Verde, além de receber 3 mil euros em dinheiro.

O júri foi formado por acadêmicos, críticos de literatura e escritores do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Macau. Foi, também, promovida pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Câmara Municipal de Lisboa. A premiação agracia, todos os anos, um original inédito de romance ou poesia escrito em língua portuguesa. Fernanda Teixeira Ribeiro é a primeira mulher a vencer o prêmio, que existe desde 2016.

A premiação

Ao longo de todo o processo de leitura e avaliação, a autoria dos romances é desconhecida. O nome do autor do romance vencedor é conhecido apenas depois de tomada a decisão do júri. O júri descreveu “Cantagalo” como “uma obra de diálogos vivos” e “uma alegoria do Brasil”. Além disso, destacou que “a condição feminina” e “a questão da escrita” atravessam o livro “como um rio subterrâneo”.

“Cantagalo” narra a trajetória de uma família mineira do começo do século 20. A família é marcada por um casamento arranjado incomum: mulher branca do baronato do café e filho de escravizada. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal. Das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais. A protagonista da trama é Dona Praxedes, viúva e única mulher a liderar uma fazenda de café no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Temida pelos empregados e vista como arrogante pelos parentes, ela guarda um segredo sobre sua família.

Todavia, a obra ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

A autora

Fernanda Teixeira Ribeiro foi a primeira mulher a vencer o Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novas Obras em Língua Portuguesa, com o romance “Cantagalo”. Nascida em 1984 em Uberaba, no estado de Minas Gerais, no Brasil, é bacharel em Comunicação Social e doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano. Atua como pesquisadora no campo da neurobiologia das emoções e como jornalista e editora de ciência. Integrou o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) da Casa das Rosas em 2019. Faz parte do coletivo artístico In-Fâmia e é co-autora da antologia de contos “Somos Todos Perigosos” (Urutau, 2021).

POR FIM, LEIA MAIS:

IMS lança site sobre vida e obra de Carolina Maria de Jesus

‘A procura de Theo’ reflete sobre idade como definidora das experiências

 Monique Curi lança a obra ‘A virada de chave’ no Rio de Janeiro 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading