O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 chega com força total para a sua 15ª edição, levando o melhor do cinema francês a 60 cidades brasileiras e 110 salas de cinema, com uma seleção de 20 filmes. Este ano, o festival acontece entre os dias 7 e 20 de novembro e traz uma programação que mescla lançamentos premiados e clássicos, passando por diferentes gêneros e abordando temas universais, como imigração, família, história, e questões contemporâneas.
Com sessões gratuitas e atividades exclusivas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o Varilux abre uma porta para o cinema francês e oferece uma experiência imersiva aos amantes da sétima arte.
No Rio, a programação especial vai além das salas de cinema, com eventos ao ar livre e palestras com grandes personalidades. Entre os dias 7 e 10 de novembro, cariocas podem assistir a filmes gratuitos na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com exibições ao ar livre em um espaço com capacidade para 200 lugares, incluindo cadeiras e espreguiçadeiras.
Destaques do Festival Varilux de Cinema
Dentre os títulos de destaque estão o thriller O Sol por Testemunha, estrelado por Alain Delon, no dia 7; o drama histórico A Favorita do Rei, no dia 8; a animação Selvagens, no dia 9, seguida da comédia dramática A Fanfarra, e, no dia 10, a comédia dramática Mega Cena. Além disso, a Aliança Francesa de Botafogo e a Bibliomaison no Consulado Geral da França serão palco de palestras gratuitas com Jean-Michel Frodon, ex-diretor da renomada revista Cahiers du Cinéma, abordando temas como o cinema feminino na França e a crítica cinematográfica.
No campo dos lançamentos, Apenas Alguns Dias explora a convivência entre um crítico de rock e um imigrante afegão, lançando um olhar sensível sobre acolhimento e integração social. Já A História de Souleymane traz um retrato impactante da busca de um jovem por asilo em Paris, enquanto Diamante Bruto e Mega Cena abordam de forma irônica e dramática a fama e o acaso, com histórias que refletem o desejo humano por ascensão social e realização.
A Fanfarra, selecionado para Cannes, mostra o reencontro de dois irmãos separados pela vida e unidos pela música. No tocante aos dramas históricos, A Favorita do Rei, estrelado por Johnny Depp, acompanha o romance entre o rei Luís XV e Jeanne Vaubernier, sua amante polêmica, com um olhar contemporâneo sobre a nobreza. Outros destaques incluem Bolero, a Melodia Eterna, que revive a criação do icônico Bolero de Ravel, e o docu-ficção 1874, o Nascimento do Impressionismo, sobre os primeiros passos do movimento impressionista.
A programação do festival também celebra a inovação, com o filme O Segundo Ato, que mistura inteligência artificial e realidade no set, e animações como Selvagens, ambientado na floresta de Bornéu, abordando a luta de crianças contra a destruição ambiental. Para os amantes de clássicos, O Conde de Monte Cristo, nova adaptação da obra-prima de Alexandre Dumas, e O Sol Por Testemunha homenageiam a tradição francesa de narrativas de vingança e mistério. Em paralelo, o documentário O Roteiro da Minha Vida – François Truffaut explora a vida e a carreira do cineasta que revolucionou o cinema com a Nouvelle Vague, trazendo um ângulo intimista e baseado em materiais inéditos.
Serviço:
São Paulo:
Exibição do filme “O Sucessor”, de Xavier Legrand
Data: 4/11 – Horário: 15h
Cine FAAP – R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP
Entrada franca.
Masterclass com Xavier Legrand
Data: 5/11 – Horário: 15h
Cine FAAP – R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP
Entrada franca.
Exibição do filme “Bolero, a Melodia Eterna”, de Anne Fontaine
Data: 5/11 – Horário: 15h
Espaço Augusta de Cinema R. Augusta, 1475
Palestra “A Crítica de Cinema”, com Jean-Michel Frodon
Data: 5/11
Horário:
10h30 -12h30: As evoluções recentes do cinema, a globalização, o digital.
14h-15h30: História da crítica. Desafios das novas tecnologias
16h- 17h30: A crítica no Brasil / Qual é o papel que a crítica pode assumir hoje?
Cine FAAP – R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP
Entrada franca
Rio de Janeiro:
Palestra “As Herdeiras da Nouvelle Vague – O Cinema Feminino na França”
Data: 7/11 – Horário: 19h às 21h
Local: Aliança Francesa – Rua Muniz Barreto, 746 – Botafogo
Entrada franca.
Palestra “A Crítica de Cinema”, com Jean-Michel Frodon
Data: 8/11
Horário:
10h30 -12h30: As evoluções recentes do cinema, a globalização, o digital.
14h-15h30: História da crítica. Desafios das novas tecnologias
16h- 17h30: A crítica no Brasil / Qual é o papel que a crítica pode assumir hoje?
Bibliomaison – Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – 11° andar – Centro, Rio de Janeiro
Entrada franca.
Exibição de filmes – Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema – Entrada franca
Dia 7, às 19h – O Sol por Testemunha
Dia 8, às 19h – A Favorita do Rei
Dia 9, às 18h30 – Selvagens, e 20h, A Fanfarra
Dia 10, às 19h – Mega Cena
Enfim, para programação completa e mais informações sobre o Festival Varilux, acesse: AQUI