Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Amado’ lembra filmes de ação dos anos 80

Publicado

em

crítica AMADO

Dirigido por Edu Felistoque e Erik de Castro, com o roteiro de Erik de Castro, o filme “Amado” foi inspirado em uma história verdadeira. Isso já chama atenção. Difícil não lembrar de “Tropa de Elite” ao ver o cartaz e o trailer, contudo, as semelhanças são poucas.

No documentário “Cracolândia” e em “Trilha Sonora da Cidade“, Edu usa melhor as ruas, mais especialmente, as de São Paulo. Ele sabe a quantidade de histórias que estão por ali, e sabe como contá-las de forma que segure o público e proporcione a possibilidade de refletir sobre nossas mazelas.

Entretanto, Edu aqui adentra a Ceilândia para contar a jornada de Amado, um honesto policial militar, que, digamos, vai além das suas atribuições básicas. Ele prende, julga e executa, mais ou menos como o anti-herói da Marvel, o Justiceiro. É um homem firme em seus valores, trabalhador, que não aceita a impunidade da justiça brasileira, como deixa claro logo no início em conversa com sua superior.

Stallone Kobra

A atuação de Sérgio Menezes traz a força física e o estilo necessário para o papel, com imponência. O começo parece promissor, com os tais ares de “Tropa de Elite”, e um clima de expectativa pelo que virá. Porém, em seguida, o filme vai por outro caminho e lembra muito aqueles de brucutu dos anos 80, como os de Sylvester Stallone (que aparece num poster na casa de Amado), ou Arnold Shwarzeneger. Tanto na forma quanto no conteúdo. É possível ainda perceber outras homenagens a esses filmes de ação, como em um poster de Bruce Lee.

O roteiro é bastante previsível, não entrega nada novo, mas funciona ao evocar esse cinema. Afinal, o incorruptível Amado mergulha numa jornada de vingança. Ademais, as referências a fé do policial em São Jorge dão um toque brasileiro e místico. Uma cena em específico, com a oração a esse santo acontecendo, tem uma energia diferente e passa força ao espectador.

Importante acrescentar que as filmagens foram feitas durante a pandemia de Covid-19, o que ocasionou diversas interrupções ao longo da produção.

O elenco ainda inclui Adriana Lessa, sempre eficiente; Alexandre Barillari faz um policial mais comedido e receoso, parceiro do Amado. Ainda por cima tem Igor Cotrim, Brenda Ligia, Neco Vila Lobos, Sérgio Cavalcanti e Gabriela Correa.

Por fim, o longa chega aos cinemas em 09 de junho com distribuição da Downtown Filmes.

Ademais, veja mais:

Crítica | ‘Trilha Sonora da Cidade’ traz a arte de rua nas veias da esfinge urbana

Cracolândia | Filme busca soluções para resolver o inferno do crack

Sweet Tooth | Série da Netflix traz mundo pandêmico, contudo, com crianças animais

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Anúncio
2 Comentários

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências