Entre os dias 12 e 20 de novembro, o Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura ocupam o Parque Glória Maria, no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro, para o evento “G20 – Diálogos para o Planeta”. Parte das celebrações que antecedem a 1ª Bienal Amazônia em 2025, em Belém, a Pré-Bienal apresenta o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” e reúne artistas e especialistas para promover sustentabilidade, justiça social e a preservação da Amazônia.
Com curadoria de Alcinda Saphira, o evento inclui uma exposição de arte, experiências imersivas e uma Grande Rede Internacional de Meditação, onde figuras públicas e a imprensa internacional se juntam para refletir sobre Paz, Justiça Social e Sustentabilidade.
A entrada para “G20 – Diálogos para o Planeta” é gratuita
A cerimônia de abertura conta com o artista indígena Arassari Pataxó, que compartilha um pouco da cultura e da luta pela preservação ambiental, e a programação traz palestras temáticas, como “Vozes de Transformação” (13/11), “Inovação e Tecnologia” (14/11), “Saúde Global/Empoderamento Feminino” (19/11) e “Inclusão Social e Igualdade” (20/11), todas abertas ao público.
Além disso, lista de artistas participantes inclui nomes como Ali Burak Saracoglu, Layla Luna, Odair Mindello, Johnatan Ryder, e Maycon Nunes, com obras que exploram as conexões entre cultura e natureza. Além do Parque Glória Maria, outras atividades da Pré-Bienal se espalharão pelo Rio, incluindo o Galpão Cultural da Marinha do Brasil, Aldeya Life Park, e a Casa de Inovação na PUC-Rio, e seguirão para Brasília e São Paulo, levando a mensagem de preservação e consciência ambiental.
O evento “G20 – Diálogos para o Planeta” tem entrada gratuita e incentivo ao uso de transporte público para reduzir o impacto ambiental. Para mais informações, acesse os sites saphiraventura.com e bienalamazonia.org ou entre em contato pelo e-mail [email protected].