Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) promove uma série de atividades em seus núcleos de aprendizado musical, de 11 a 14 e no dia 21 de novembro.
A programação aborda temas como educação antirracista, representatividade negra e racismo ambiental, trazendo reflexões sobre a história e a cultura afro-brasileira. Essas ações, gratuitas e abertas ao público, envolvem alunos – em sua maioria jovens negros – e as comunidades, em locais como o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) e o Instituto Pretos Novos (IPN), importantes pontos de resistência cultural.
Programação especial de atividades da Ação Social pela Música
- 11 de novembro: Roda de conversa sobre a importância da educação antirracista no Núcleo de Aprendizado de Rio das Pedras.
- 12 de novembro: Visita dos alunos do Núcleo da Cidade de Deus ao MUHCAB e ao IPN.
- 13 de novembro: Exposição de cartazes sobre a Consciência Negra e apresentação teatral em homenagem a Zumbi dos Palmares, seguida de um concerto da Orquestra Juvenil com repertório de compositores negros, no Núcleo do Complexo do Alemão.
- 14 de novembro: Palestra e exposição sobre a influência africana no vocabulário brasileiro, no Núcleo de Manguinhos.
- 21 de novembro: Palestra sobre racismo ambiental, no Núcleo de Aprendizado da Tijuca.
A ASMB é uma organização não-governamental dedicada à inclusão social e educação cultural por meio do ensino de música clássica a jovens de comunidades vulneráveis. Fundada há 30 anos, já atendeu mais de 14 mil alunos em diversos núcleos e polos pelo Brasil.
Com foco na prevenção da violência e das drogas, a Ação Social pela Música impacta positivamente a vida de seus participantes e atua em 20 comunidades no Rio de Janeiro, além de núcleos em outros estados.
Acompanhe o trabalho da Ação Social pela Música no instagram: @asmdobrasil e no site: www.asmdobrasil.org.br
Além disso, siga-nos e confira outras informações culturais em @viventeandante