Conecte-se conosco

Notícias

Cachoeira do Arataca | Saiba como chegar nessa beleza de Macaé/RJ

Publicado

em

Macaé, no interior do estado do Rio, conhecida como a Capital Nacional do Petróleo, é também abundante em recursos naturais, com praias, serra e muitas cachoeiras. No último domingo (20 de novembro), fomos conhecer uma dessas belezas que faz parte de um vasto roteiro, a Cachoeira do Arataca, em Serra da Cruz, no distrito de Glicério. Em seguida, saiba como é esse passeio indicado para iniciantes em trilhas e crianças.

O tour até Arataca Beach (como é conhecida pelos macaenses) começa em Trapiche, na Chácara da Turma, ponto de encontro com o Vavá (Everaldo Esterque), guia de turismo. De lá, partimos em um grupo com 20 pessoas, são mais 20 minutos de estrada de terra, em seguida, caminhada em direção à Fazenda São Miguel. A atração tem entrada restrita, mediante autorização, agendamento e acompanhamento de guia.

À primeira vista, o ar de interior já conquista quem quer fugir do barulho e rotina da cidade. Pelo caminho encontramos ar puro, muitos pássaros, árvores e campos, a bela vista do Pico do Frade, cumprimento e simpatia dos moradores. Já na propriedade, esteja preparado para alguma “emoção” ao atravessar o pasto sob os olhos atentos do rebanho.

40 minutos

Foto: Vavá Trilhas Macaé

Apenas 40 minutos após deixarmos os carros em uma chácara para o início da caminhada chegamos ao destino. E fomos recebidos por uma bela paisagem, água limpa e clara, muitas pedras e vegetação, sol e céu limpo. Ah, esqueça o sinal do celular, lá não pega, e isso é um ponto positivo para quem quer desligar e entrar em horas de imersão e contato com a natureza.

Foto: Paola Bittencourt

Dessa forma, o roteiro até a Cachoeira do Arataca, na região serrana macaense, é um programa ideal para famílias com crianças e para iniciantes em trilhas. “É a primeira vez que o Bernardo (9 anos) faz trilha, e foi ótimo. Achamos seguro, limpo e a caminhada é muito leve”, comentou Livia Inácio, mãe do menino.

Foto: Paola Bittencourt

Vavá Trilhas Macaé

Nascido e criado em Trapiche, Vavá (como gosta de ser chamado), começou a explorar a região no ano 2000, ao sentir-se incomodado com os comentários dos amigos que diziam que em Macaé não havia locais para turismo e aventura. “Eu decidi mostrar tudo que temos por aqui. Saía sozinho, às vezes com meu irmão, de bicicleta e um GPS na mão. Esse trabalho durou uns cinco anos, tenho tudo registrado, mapeado e fotografado”, conta o guia, que enumerou 174 cachoeiras e alguns cemitérios abandonados.

Atualmente, sua empresa faz mais de 10 roteiros, de nível fácil a elevado, todos os fins de semana. “Esse trabalho é um enorme prazer pra mim, me faz muito bem levar vocês para conhecerem as belezas da serra macaense”, declara.

Foto: Vavá Trilhas Macaé

Serviço Cachoeira do Arataca

Localização: Fazenda São Miguel (Serra da Cruz – distrito de Glicério)

Nível: leve

Tempo de caminhada: 40 minutos

Duração total do passeio: 4 horas

Valor (nov/2022): R$ 60,00 (café básico, seguro, ingresso e guiamento)

Distância entre cidades:

Macaé: 52 km

Búzios: 118km

Campos dos Goytacazes: 141km

Rio de Janeiro: 206 km

São Paulo: 627km

Importante: abrir a localização no GPS antes de chegar à serra, já que na região não tem sinal de celular

Ademais, leia mais:

355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura
Aliás, conheça quatro viagens para curtir natureza e exercício
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions

Relações públicas, professora de Yoga, empreendedora sustentável com o @fioorganico e vegana, compartilhando o que tenho visto, lido, ouvido e experienciado pelas minhas andanças. Segue lá: @pabittencourt

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Zack Snyder e elenco de Rebel Moon levam Palco Thunder à loucura na CCXP23.

Publicado

em

Em uma noite que entrará para a história da CCXP, a Netflix e Zack Snyder apresentaram pela primeira vez para o público, na sexta (1), o universo de Rebel Moon, nova aventura épica do diretor. Além de Snyder, que fez sua grande estreia na CCXP, o elenco do filme e os produtores Deborah Snyder, Eric Newmann e Wes Coller também participaram do painel no Palco Thunder, nesta sexta (1), onde aconteceu a primeira exibição mundial de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, que estreia no dia 22 de dezembro na Netflix.

O aguardado painel, que contou com a apresentação de Carol Moreira e João Luis Pedrosa, começou com a invasão do temido Mundo-Mãe. Soldados dominaram o palco e, em seguida, a audiência foi transportada direto para os planetas e luas da saga, como Veldt e Neu-Wodi, além de descobrirem as criaturas e novos heróis do universo Rebel Moon! Snyder, os produtores e elenco, formado por Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Staz Nair e E. Duffy, receberam muitos aplausos dos fãs brasileiros a cada interação dos atores. Para o delírio do público, Charlie Hunnam exibiu a camiseta do Brasil por baixo do figurino, Ed Skrein fez uma entrada triunfal ao lado de soldados do Mundo-Mãe, enquanto Staz Nair surpreendeu o público ao mandar ver no português, com direito a um “obrigado, família!”.

Exclusividade para o Brasil

Snyder, junto do elenco e demais produtores, compartilhou detalhes exclusivos sobre os personagens e as experiências de gravação no set de filmagem. Em um momento emocionante de celebração dos fãs, seis sortudos da plateia puderam fazer suas perguntas diretamente para os atores. “Para mim, escalar o elenco é uma parte muito importante de fazer um filme. Eu tinha ideias muito específicas do que queria para os personagens. É uma honra e um privilégio incrível trabalhar com esses atores”, comentou Snyder, enquanto Sofia celebrou sua protagonista “badass”. 

No auge do painel, a exibição na íntegra de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, no telão do Thunder, se materializou em um espetáculo visual repleto de ação e efeitos especiais que deixou a audiência em êxtase. “Rebel Moon é uma carta de amor para a ficção científica”, anunciou o diretor sob uma salva de palmas.

Mais surpresas

E não parou por aí. Ao final da sessão, o público (e o elenco!) se surpreenderam com um teaser inédito da Parte 2 do filme, também exibido pela primeira vez no Brasil. Com isso, a expectativa foi lá no alto para a estreia de Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes. A parte 2 chega na Netflix em 19 de abril de 2024.

Vale lembrar que o público da CCXP tem até domingo (3) para explorar o universo Rebel Moon através de experiências imersivas exclusivas. Réplicas hiperrealistas, interações com criaturas do filme, visitas ao bar de Providence e a oportunidade única de estrelar Rebel Moon em um trailer personalizado. Essas são apenas algumas das experiências que aguardam os fãs nos próximos dias. Chega mais, o futuro pertence aos rebeldes.

Por fim, leia mais:

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências