Cachoeira do Arataca | Saiba como chegar nessa beleza de Macaé/RJ

Macaé, no interior do estado do Rio, conhecida como a Capital Nacional do Petróleo, é também abundante em recursos naturais, com praias, serra e muitas cachoeiras. No último domingo (20 de novembro), fomos conhecer uma dessas belezas que faz parte de um vasto roteiro, a Cachoeira do Arataca, em Serra da Cruz, no distrito de Glicério. Em seguida, saiba como é esse passeio indicado para iniciantes em trilhas e crianças.

O tour até Arataca Beach (como é conhecida pelos macaenses) começa em Trapiche, na Chácara da Turma, ponto de encontro com o Vavá (Everaldo Esterque), guia de turismo. De lá, partimos em um grupo com 20 pessoas, são mais 20 minutos de estrada de terra, em seguida, caminhada em direção à Fazenda São Miguel. A atração tem entrada restrita, mediante autorização, agendamento e acompanhamento de guia.

À primeira vista, o ar de interior já conquista quem quer fugir do barulho e rotina da cidade. Pelo caminho encontramos ar puro, muitos pássaros, árvores e campos, a bela vista do Pico do Frade, cumprimento e simpatia dos moradores. Já na propriedade, esteja preparado para alguma “emoção” ao atravessar o pasto sob os olhos atentos do rebanho.

40 minutos

Foto: Vavá Trilhas Macaé

Apenas 40 minutos após deixarmos os carros em uma chácara para o início da caminhada chegamos ao destino. E fomos recebidos por uma bela paisagem, água limpa e clara, muitas pedras e vegetação, sol e céu limpo. Ah, esqueça o sinal do celular, lá não pega, e isso é um ponto positivo para quem quer desligar e entrar em horas de imersão e contato com a natureza.

Foto: Paola Bittencourt

Dessa forma, o roteiro até a Cachoeira do Arataca, na região serrana macaense, é um programa ideal para famílias com crianças e para iniciantes em trilhas. “É a primeira vez que o Bernardo (9 anos) faz trilha, e foi ótimo. Achamos seguro, limpo e a caminhada é muito leve”, comentou Livia Inácio, mãe do menino.

Foto: Paola Bittencourt

Vavá Trilhas Macaé

Nascido e criado em Trapiche, Vavá (como gosta de ser chamado), começou a explorar a região no ano 2000, ao sentir-se incomodado com os comentários dos amigos que diziam que em Macaé não havia locais para turismo e aventura. “Eu decidi mostrar tudo que temos por aqui. Saía sozinho, às vezes com meu irmão, de bicicleta e um GPS na mão. Esse trabalho durou uns cinco anos, tenho tudo registrado, mapeado e fotografado”, conta o guia, que enumerou 174 cachoeiras e alguns cemitérios abandonados.

Atualmente, sua empresa faz mais de 10 roteiros, de nível fácil a elevado, todos os fins de semana. “Esse trabalho é um enorme prazer pra mim, me faz muito bem levar vocês para conhecerem as belezas da serra macaense”, declara.

Foto: Vavá Trilhas Macaé

Serviço Cachoeira do Arataca

Localização: Fazenda São Miguel (Serra da Cruz – distrito de Glicério)

Nível: leve

Tempo de caminhada: 40 minutos

Duração total do passeio: 4 horas

Valor (nov/2022): R$ 60,00 (café básico, seguro, ingresso e guiamento)

Distância entre cidades:

Macaé: 52 km

Búzios: 118km

Campos dos Goytacazes: 141km

Rio de Janeiro: 206 km

São Paulo: 627km

Importante: abrir a localização no GPS antes de chegar à serra, já que na região não tem sinal de celular

Ademais, leia mais:

355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura
Aliás, conheça quatro viagens para curtir natureza e exercício
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions

Escreve o que achou!