A Mostra Sesc de Cinema 2025 anunciou os 48 filmes premiados em sua oitava edição. Ao todo, foram 7 longas, 1 média e 40 curtas-metragens selecionados, que serão exibidos gratuitamente em unidades do Sesc de todo o país ao longo de 12 meses. Neste ano, o projeto bateu recorde histórico: 2.145 filmes inscritos, o que representa um aumento de 40% em relação a 2024.
Com quase R$ 200 mil investidos em licenciamentos, a iniciativa reforça o compromisso do Sesc com o audiovisual nacional. Além disso, 60% das obras inscritas são inéditas, o que reforça o papel da mostra como plataforma de estreia para novos talentos. As exibições começam em setembro, em Vitória (ES), com programação completa disponível neste link.
Outro dado relevante é a participação expressiva de mulheres na direção: 26 realizadoras foram premiadas nesta edição da Mostra Sesc de Cinema. “A valorização do cinema independente no Brasil é essencial para a preservação da diversidade cultural e para o fortalecimento da nossa identidade nacional”, afirma Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
Mostra Sesc de Cinema tem temas diversos, vozes plurais
Os 48 filmes selecionados para a mostra nacional foram distribuídos nas categorias Panorama Brasil (19 filmes), Infantojuvenil (10) e Destaques Estaduais (19). Entre os temas abordados estão saúde mental, ancestralidade, música, pertencimento e inclusão social.
O longa Hip Hop Caboclo, de João Nascimento, conecta o rap à ancestralidade amazônica. No Panorama Infantojuvenil, o curta Ayana, de Cristiana Giustino e Luana, retrata uma menina negra albina em busca de identidade. Já em Isso é frescura?, de Vanderlildo Silva, o foco é a saúde mental de uma jovem com crises de ansiedade. Outro destaque é Notícias da Lua, de Sergio Azevedo, que narra a jornada lúdica de um menino com TEA apaixonado por astronomia.
Mostras estaduais, regional e nacional
Além dos 48 filmes licenciados, a Mostra Sesc de Cinema selecionou 268 obras para as mostras estaduais, regional e nacional. Todas passaram por curadorias regionais com especialistas do Sesc e convidados. Desde sua criação em 2017, a Mostra Sesc já licenciou mais de 400 produções, tornando-se uma das principais vitrines do cinema brasileiro fora do circuito comercial.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



